Notícia
S&P 500 atinge máximos de seis semanas
As bolsas do outro lado do Atlântico encerraram em alta, a subirem mais de 1,4%, animadas pela valorização dos preços do petróleo esta segunda-feira, o que diminuiu os receios de um aprofundar da desaceleração do crescimento mundial.
Os principais índices bolsistas dos Estados Unidos fecharam a sessão desta segunda-feira no verde, sustentadas sobretudo pela subida das cotações do crude, que dispararam mais de 6% em Nova Iorque e mais de 5% em Londres, impulsionando os títulos da energia.
O índice industrial Dow Jones somou 1,40%, para 16.620,66 pontos. O Standard & Poor’s 500, por seu lado, avançou 1,45% para 1.945,50 pontos, naquele que foi o mais alto nível desde 6 de Janeiro.
Já o tecnológico Nasdaq Composite ganhou 1,47% para se estabelecer nos 4.570,60 pontos.
Os preços do petróleo estiveram em forte alta em Londres e nos Estados Unidos, depois de ter sido fortemente penalizado na semana passada.
A convicção de que o congelamento da produção por parte de alguns membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e da Rússia irá ajudar a reduzir o actual excedente da oferta mundial desta matéria-prima contribuiu para o optimismo dos investidores e os títulos da energia reagiram também com desempenhos positivos.
Por outro lado, os investidores continuam atentos aos dados económicos, à espera de sinais que indiquem se a Reserva Federal norte-americana optará por continuar sem aumentar a taxa de juro directora nos próximos tempos ou se retomará a via das subidas – cujo arranque foi dado em Dezembro.
Esta semana serão divulgados os dados relativos à confiança dos consumidores, vendas de casas, bens duradouros e crescimento económico, bem como gastos pessoais.
O mercado mantém-se igualmente atento à divulgação dos resultados das empresas norte-americanas. Com a época de apresentação de contas quase a chegar ao fim, cerca de 75% das cotadas no S&P 500 superaram as projecções para os lucros, ao passo que perto de 50% excederam as estimativas para as receitas.
A Macy’s, a Target, a Transocean e a Apache estão entre as empresas que reportam os seus resultados esta semana.