Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Segmento intermédio da Euronext ganha requisitos mais leves

O Euronext Growth, dedicado a pequenas e médias empresas, passou a beneficiar de um estatuto que vai permitir regras de admissão mais leves, nomeadamente ao nível do prospeto.

As bolsas mundiais viveram um período dourado de ganhos. Mas a chegada de 2018 inverteu a tendência de ganhos nos mercados financeiros globais. Após anos de máximos e com um nível de volatilidade crescente nos mercados, os especialistas recomendam maior cautela na hora de investir. A aposta recai em empresas de qualidade. 

'O foco continua a estar no crescimento do lucro por acção e nos nomes que podem entregar este crescimento a médio prazo', refere a Amundi. A gestora alerta para uma rotação no mercado para empresas de maior qualidade e realça que prefere empresas norte-americanas, devido ao ambiente de forte subida dos lucros e 'ao facto de os riscos relacionados com a regulação terem sido identificados e descontados [no valor das cotações]. A Pictet também aponta uma estratégia mais defensiva, identificando oportunidades no sector do consumo e da saúde, ao mesmo tempo que passou a assumir uma posição 'neutral' no sector financeiro, face aos riscos actuais.

'No bloco europeu, os sectores de telecoms e 'utilities' continuam a apresentar múltiplos de PER com o maior desconto face à mediana, sendo penalizados pela superior
alavancagem dos seus balanços', nota o BiG, no seu 'outlook' para o terceiro trimestre. O sector industrial, de cuidados de saúde e consumo são outros em que o banco vê oportunidades na Europa.
Reuters
29 de Outubro de 2019 às 07:35
  • ...

O Euronext Growth, o segmento da bolsa dedicado e pequenas e médias empresas, foi registado no "SME Growth Market", uma acreditação que permite às empresas aceder a este mercado com regras e prospetos mais leves.


Os rígidos requisitos de entrada são um dos grandes entraves apontados pelas empresas ao mercado de capitais, mas as companhias que queiram aceder ao mercado de dívida ou de ações do Euronext Growth vão passar a beneficiar de um conjunto de requisitos mais facilitado.


De acordo com um comunicado emitido pela Euronext, "este estatuto, introduzido pela DMIF II, foi desenhado para facilitar o acesso ao mercado de capitais para pequenas e médias empresas europeias", procurando responder às necessidades específicas de empresas desta dimensão e passará a estar em vigor nos mercados Euronext (Portugal, Bélgica, França e Irlanda).


Uma das vantagens do estatuto é que as empresas vão beneficiar de um prospeto mais simplificado, com menos requisitos em termos de conteúdos, o que poderá impulsionar novas operações no mercado de capitais.

Ver comentários
Saber mais Euronext Growth PME requisitos prospeto
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio