Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sabadell leva BCP a valer menos do que a Fosun pagou

O BCP voltou a ceder mais de 3% esta sessão, elevando para mais de 15% a queda em dois dias, provocada pela saída do Sabadell do capital do banco liderado por Nuno Amado.

Miguel Baltazar
14 de Dezembro de 2016 às 17:11
  • ...

As acções do BCP deslizaram 3,58% esta quarta-feira, para 1,09 euros, depois de ontem terem afundado mais de 12%, naquela que foi a maior queda diária desde 6 de Agosto.

 

Assim, em dois dias, o banco liderado por Nuno Amado, afundou 15,5%, com o preço das acções a deslizar para um valor inferior ao pago pela Fosun para entrar no capital do banco (1,1098 euros).

 

A penalizar a negociação das acções do banco esteve a saída do Sabadell do capital do BCP. O banco espanhol, que era um accionista histórico, vendeu 4,08% do capital da instituição portuguesa, tendo alienado cada acção por 1,15 euros, o que correspondeu a menos 10,87% do que a cotação de fecho das acções na sessão de segunda-feira, antes de ser conhecida a operação.

 

Esta venda implicou um encaixe total de 44,36 milhões de euros "pelo total da participação vendida, sem que tenha um impacto relevante (menos-valias de aproximadamente 8,3 milhões de euros brutos) na conta de resultados e balanço do banco", revelou o comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

A saída do Sabadell do capital do BCP – que acontece depois de a Fosun ter adquirido 16,7% do capital da instituição financeira - foi avançada na tarde de anteontem, pela Bloomberg, e apanhou tanto o BCP como a Fosun de surpresa, como revelou o Negócios na edição desta terça-feira. 

 

Antes da entrada da Fosun, o Sabadell era o segundo maior accionista do BCP, depois da Sonangol. Com a entrada do grupo chinês, desceu para a terceira posição, com uma participação de 4,1%.

Ver comentários
Saber mais BCP Nuno Amado Sabadell Fosun banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio