Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Regulador chinês proíbe venda de acções por accionistas qualificados

Após ter cancelado todos os IPO no mercado chinês, entre outras medidas, o regulador chinês deu mais um passo para travar as fortes quedas das acções. Durante seis meses, os investidores com uma posição superior a 5% não poderão reduzir a participação.

A carregar o vídeo ...
China Bans Stock Sales by Major Shareholders
08 de Julho de 2015 às 14:46
  • ...

Os investidores com posições qualificadas em cotadas chinesas estão proibidos de reduzir a sua posição por um período de seis meses. A decisão foi anunciada pelo regulador chinês esta quarta-feira, 8 de Julho, e é o mais recente esforço para travar as fortes quedas das acções do país.

 

Accionistas, executivos e directores de empresas chinesas em bolsa, que tenham uma posição superior a 5%, têm que manter a participação por um período de seis meses, anunciou a China Securities Regulatory Commission (CSRC), citada pela Bloomberg. Esta é apenas mais uma das várias medidas já tomadas pelo regulador dos mercados do país. Antes desta, todas as ofertas públicas iniciais (IPO) agendadas para o mercado chinês foram canceladas.

 

O regulador chinês tenta, assim, travar as fortes quedas que têm sido registadas em todos os índices do país. O índice de Shanghai, por exemplo, cai já 32,11% desde o máximo registado a 12 de Junho. Só na sessão desta quarta-feira, o índice perdeu 5,9% para 3.507,192 pontos.

 

"Isto não é algo que acontecesse nos EUA ou em qualquer outro mercado desenvolvido", defende Brian Jacobsen, citado pela Bloomberg. O director de estratégia de carteiras no Wells Fargo afirma que esta medida "cheira um pouco a desespero". "Mas na China é um sistema muito particular e estão a ser tomadas medidas singulares para tentar travar as quedas", conclui.

Ver comentários
Saber mais China acções índice de Shanghai regulador bolsa mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio