Notícia
PT dispara mais de 8% com notícias de consolidação
A Telecom Italia terá contratado o Bradesco para assessorar a compra da Oi e a Altice estará interessada na aquisição da Portugal Telecom à empresa brasileira, de acordo com várias notícias, que estão a impulsionar as acções da Portugal Telecom. A Oi sobe 5%.
As acções da Portugal Telecom abriram a semana em forte alta, reagindo de forma positiva às várias notícias, não confirmadas, que podem alterar o futuro da operadora de telecomunicações portuguesa.
Os títulos valorizam 8,16% para 1,683 euros, tendo já registado uma subida de 8,23% para 1,684 euros. Esta valorização reduz a perda acumulada este ano dos títulos para 47%, numa altura em que o mercado está a avaliar a companhia em 1.499 milhões de euros.
Nos últimos dias foram publicadas várias notícias sobre movimentos de consolidação que envolvem a operadora portuguesa, directa e indirectamente.
Também a brasileira Oi está em forte alta na bolsa brasileira, com as acções da operadora a subirem 4,91% para 1,71 reais na abertura da sessão.
Na sexta-feira a Bloomberg avançou que a operadora de telecomunicações italiana Telecom Italia estará mesmo interessada na compra da brasileira Oi, tendo já contratado para esse efeito os serviços do banco Bradesco BBI, a fim de receber assessoria no processo de aquisição da operadora brasileira.
O interesse da Telecom Italia na Oi já havia sido noticiado em Setembro, algo que seria depois desmentido pela própria Tim em informação prestada ao mercado. A notícia da Bloombeg vem agora reforçar esta expectativa de consolidação no mercado de telecomunicações brasileiro, sendo que também já foi noticiado que poderia ser a Oi a comprar a totalidade ou parte do capital da Tim.
Se a Oi entrar num movimento de consolidação, cresce a hipótese de a Portugal Telecom vir a ser vendida, e nesse cenário a companhia Altice, que em Portugal controla a Cabovisão, já se estará a posicionar.
De acordo com o Diário de Notícias, que cita a imprensa brasileira e norte-americana, a companhia francesa está interessada na operadora portuguesa, para crescer no país. Em declarações ao jornal português e em reacção a estas notícias, fonte oficial da Altice afirmou que "desde Janeiro, altura em que o grupo abriu o capital na Bolsa, que estamos a olhar para oportunidades nos países onde estamos presentes".
A mesma fonte adianta que "Portugal é um desses países onde estamos desde 2012 com a compra da Cabovisão, de desde o ano passado com a compra da Oni".
Analistas contactados pelo DN dizem que esta operação faz sentido, pois permitiria à Oi financiar uma eventual operação de consolidação com a Tim.
Também este fim-de-semana foi publicada uma outra notícia que envolve a Portugal Telecom.
A revista brasileira Veja noticiou que estão a ser preparadas mudanças na estrutura de topo da Oi e que Zeinal Bava estará de saída da presidência da operadora.
A Oi está em processo de fusão com a PT, tendo os accionistas da operadora nacional direito a 26% na brasileira, que poderá depois aumentar para 37% se recuperar a dívida da Rioforte.
(notícia actualizada às 13h50 com cotações actualizadas)