Notícia
PSI-20 segue em queda com PT e banca a pressionar
O principal índice nacional seguia a perder 0,60% condicionado pelas perdas do sector da banca e pela Portugal Telecom, que mantém tendência vendedora. A EDP contrariava o rumo do mercado.
O PSI-20 perdia 0,60% para os 5.842,05 pontos em linha com as principais praças europeias no dia em que as Bolsas norte-americanas estarão abertas durante apenas metade da sessão. As Bolsas europeias invertiam a tendência de abertura e também seguiam em queda.
A condicionar o desempenho do índice estava o sector da banca, a PT e a PT Multimédia.
De acordo com Vasco Balixa, da Ok2deal, «a sessão está ser marcada por tomada de mais-valias acentuadas, pelo facto dos mercados norte-americanos encerrarem hoje mais cedo e de estarem encerrados amanhã». O operador não vê notícias que possam sustentar a queda de hoje.
O Banco Comercial Português (BCP) [BCP], no dia em que lançou mais uma emissão obrigacionista no valor de 200 milhões de euros e maturidade em 2008, via os seus títulos ficarem mais baratos em 1,31%, valendo 1,51 euros, enquanto o Banco BPI [BPIN] perdia 0,83% para os 2,40 euros e o Banco Espírito Santo (BES) [BES] mantinha-se inalterado nos 12,85 euros.
A contribuir com a maior fatia para penalização do índice, estavam os títulos da Portugal Telcom (PT) [PTC] que desvalorizavam 1,75% para os 6,18 euros. Segundo o analista da Ok2deal, «a PT continua muito pressionada».
Em termos técnicos o título da operadora tem agora uma resistência nos 6,15 euros, mencionou a mesma fonte. A PT Multimédia [PTM] seguia tendência negativa ao perder 1,98% para os 14,85 euros.
A Brisa [BRISA] que ontem foi a protagonista da sessão ao ganhar mais de 4%, corrigia 0,20% para os 5,04 euros.
No grupo de Belmiro de Azevedo , a Sonae [SON] mantinha-se inalterada nos 0,48 euros e a SonaeCom [SONAE] perdia 1% para os 1,98 euros.
A contrariar a tendência do mercado estavam os títulos da Electricidade de Portugal (EDP) [EDP], que apreciavam 0,52% para os 1,92 euros.