Notícia
PSI arranca semana no vermelho. Galp impede maior recuo
A maior parte das empresas do principal índice português está esta manhã a desvalorizar, com a REN à cabeça. Contudo a Galp - empresa com maior peso na bolsa de Lisboa - soma mais de 0,8% e impede o PSI de registar uma perda maior.
A bolsa de Lisboa arrancou a primeira sessão da semana com uma leve desvalorização. O principal índice português mostarava um recuo de 0,05% nos primeiros minutos para os 6.695,01 pontos. Das 16 cotadas no PSI, oito caem, três avançam e cinco estavam ainda inalteradas.
A REN lidera as perdas, a ceder 0,63%, numa altura em que a empresa aprovou o aumento da capacidade de ligação à rede do mega centro de dados em Sines da Start Campus. Logo atrás está o BCP, a cair 0,52%, e ainda a Semapa, que desce 0,42%.
No vermelho estão também a Mota-Engil(-0,41%), os CTT (-0,35%), a Altri (-0,33%), a EDP Renováveis (-0,14%) e a Nos (-0,14%).
Em sentido inverso, a tabela é liderada pela Galp, a empresa mais valiosa da bolsa de Lisboa e cuja subida impede o PSI de mostrar uma desvalorização mais acentuada. A energética soma 0,87% à boleia do petróleo que avança nos mercados internacionais com o agudizar das tensões no Médio Oriente.
A verde estão ainda a EDP, que sobe 0,21%, e a Navigator, que avança 0,11%.
Corticeira Amorim, Greenvolt, Ibersol, Sonae e Jerónimo Martins mantinham-se inalteradas no arranque da sessão.