Notícia
PSI-20 volta aos ganhos com BCP, Galp e JM a animar
A bolsa nacional acompanha a tendência positiva das principais praças europeias, que reagem em alta às conclusões da reunião da Reserva Federal norte-americana.
A bolsa nacional abriu em alta ligeira esta quinta-feira, 21 de Setembro, depois de ter quebrado ontem uma série de oito sessões consecutivas de ganhos. O PSI-20 valoriza 0,11% para 5.301,65 pontos, com sete cotadas em alta, sete em queda e quatro inalteradas.
Lisboa acompanha, desta forma, a tendência positiva das principais praças europeias, depois de a Reserva Federal ter mantido ontem os juros inalterados e sinalizado que começará no próximo mês a reduzir o ritmo do reinvestimento de activos que foram adquiridos nos antigos programas de compras.
A redução do balanço - avaliado em 4,5 biliões de dólares - começará em Outubro, segundo o comunicado das decisões de política monetária tomadas na reunião de dois dias que ontem terminou.
A posição da Fed, que sinalizou ainda uma subida da taxa dos fundos federais até ao final o ano, contrasta com a postura do Banco do Japão, que deixou inalterados os estímulos à economia.
Por cá, os ganhos estão a ser impulsionados sobretudo pelo BCP, Jerónimo Martins e Galp Energia. O banco liderado por Nuno Amado soma 0,22% para 22,85 cêntimos, a Jerónimo Martins valoriza 0,36% para 16,70 euros e a Galp Energia ganha 0,66% para 14,545 euros, no dia em que começa a pagar o dividendo de 25 cêntimos.
Ainda na energia, a EDP Renováveis segue inalterada em 7,20 euros enquanto a EDP desce 0,25% para 3,245 euros.