Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSI-20 alivia de mínimos de Abril de 2017

O índice nacional respirou de alívio na sessão de hoje com a ajuda das cotadas do papel, especialmente a Altri, e do BCP. As bolsas europeias também recuperam.

A carregar o vídeo ...
25 de Outubro de 2018 às 16:39
  • 16
  • ...
A bolsa nacional interrompeu esta quinta-feira, 25 de Outubro, uma série de quatro quedas consecutivas que levou a praça lisboeta para mínimos de Abril do ano passado. O PSI-20 subiu 1,13% para os 4.988,15 pontos, acompanhando a tendência positiva da Europa. Wall Street também recupera depois da sessão negra de ontem.

As bolsas europeias também estão em fase de recuperação, após seis sessões consecutivas de quedas. A maior parte dos sectores estão a valorizar, principalmente o sector automóvel. "A abertura da sessão europeia foi pressionada pelas fortes perdas sofridas pelos índices americanos no dia de ontem", explicam os analistas do BPI no comentário de fecho, referindo que, "posteriormente, os mercados do Velho Continente conseguiram construir uma recuperação gradual". 

Na Europa, a sessão fica marcada também pela reunião do Banco Central Europeu (BCE) e a situação italianaO presidente do BCE, Mario Draghi, disse esta quinta-feira que está "confiante" que haverá acordo entre Roma e Bruxelas, mas não "muito". Na reunião em que manteve os juros e confirmou o fim das compras líquidas, Draghi falou em diálogo entre as instituições, excluindo para já um cenário de maior risco para a União Europeia.


Em Lisboa, as cotadas do sector do papel e o BCP foram os principais motores desta recuperação. A Altri, a Navigator e a Semapa beneficiaram das vendas recordes registadas pela gigante brasileira Fibria no terceiro trimestre.

A Altri destacou-se com uma subida de 8,45% para os 7,57 euros, depois 
de a JB Capital Markets ter melhorado a recomendação para "comprar" e subido o preço-alvo para 10,25 euros. Já a Navigator valorizou 4,8% para os 4,236 euros e a Semapa somou 4,45% para os 16,42 euros. 

No caso da banca, esta sessão fica marcada pela apresentação de resultados de várias cotadas, com destaque para o UBS, o Bankinter e o Bank Millennium. Este último, controlado em 50,1% pelo BCP, viu os seus lucros subir 9,3% até Setembro. As acções do Banco Comercial Português subiram 1,97% para os 22,25 cêntimos. 

Entre as subidas, destaque ainda para os CTT que valorizaram 1,58% para os 3,21 euros e a Galp Energia que subiu 0,33% para os 15,21 euros, num dia em que o petróleo avança cerca de 0,5% nos mercados internacionais. 

Poucas foram as cotadas que desvalorizaram nesta sessão do PSI-20. Esse foi o caso da Pharol cujas acções deslizaram 0,29% para os 13,94 cêntimos e o da EDP cujos títulos tropeçaram 0,13% para os 3,077 euros. 

Fora do PSI-20, a Sonae Indústria caiu 5,26% para 2,16 euros, depois de ontem, após o fecho do mercado, ter revelado que os seus lucros cresceram 8% para 22,6 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.

(Notícia actualizada pela última vez às 16h54)
Ver comentários
Saber mais PSI-20 bolsa praça nacional papel BCP Altri Navigator Semapa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio