Notícia
"Pesos pesados" derrubam PSI-20 e colocam bolsa no vermelho
Jerónimo Martins, Galp e BCP são os "pesos pesados" que se destacam no espetro vermelho da bolsa nacional, num dia de pessimismo nas principais praças europeias.
Na Europa, o sentimento é igualmente negativo. A travar o otimismo nos mercados está o mais recente anúncio por parte de Trump acerca da guerra comercial coma China: o presidente dos Estados Unidos confirmou que aplicará tarifas adicionais sobre as importações chinesas caso não exista acordo com Xi Jinping na conferência do G-20, que se realiza a 28 e 29 de junho.
Ainda na agenda europeia estão os discursos de vários membros do Banco Central Europeu, incluindo o presidente Mario Draghi. Os responsáveis pela política monetária do Velho Continente falam numa conferência em Frankfurt depois de, na semana passada, ter dado um sinal que a política de estímulos poderá manter-se por mais tempo e ter garantido que as taxas de juro diretoras vão manter-se em mínimos históricos até ao final do primeiro semestre de 2020.
A petrolífera segue a deslizar em sintonia com as cotações de petróleo. O barril de Brent, negociado em Londres e referência para a Europa, cai 1,65% para os 61,26 dólares. A matéria-prima cede depois de ter sido divulgado um relatório que prevê uma subida nos inventários dos Estados Unidos, isto numa altura em que os stocks já se encontram no nível mais elevado em dois anos.
(Notícia atualizada às 08:20)