Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Newpal retira Copam da Euronext Access

A Companhia Portuguesa de Amidos vai sair da Euronext Access, por decisão da sua acionista maioritária, a Newpal. A empresa já tinha anunciado a sua intenção de retirá-la da bolsa em outubro deste ano.

DR
Mariana Ferreira Azevedo 29 de Dezembro de 2022 às 13:34
Os acionistas da Newpal Investimentos aprovaram esta quinta-feira, em assembleia geral (AG) a saída da Companhia Portuguesa de Amidos (Copam) do mercado de negociação multilateral Euronext Access, de acordo com um comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"Uma vez que a totalidade do capital social é detido, direta e indiretamente, pelo acionista, Newpal Investimentos, e tendo o mesmo deliberado favoravelmente a exclusão das ações da Copam do Euronext Acess, não haverá lugar à aquisição de quaisquer ações", escreveu o supervisor português de mercado. 

O supervisor indica ainda que a "sociedade já tinha sido objeto de perda de qualidade de sociedade aberta".

A perda da qualidade de sociedade aberta, conforme indica o Código dos Valores Mobiliários (CMVM), ou é solicitada por um acionista que, após uma oferta pública de aquisição, fique com mais de 90% dos direitos de voto de uma empresa ou, então, tem de ser aprovada em assembleia geral da empresa visada por uma maioria também não inferior a 90%.

A Newpal, uma empresa de Aveiro, procedeu à compra da empresa líder na produção e comercialização de produtos à base de amido em Portugal, a Copam, em outubro passado e deliberou logo nessa altura a sua intenção de a retirar do mercado de valores. 

"É intenção da Newpal na qualidade de futura acionista única da Copam, proceder à exclusão das ações da Sociedade do sistema multilateral de negociação Euronext Access, por concentração da totalidade do capital social", escreveu a empresa numa nota de imprensa lançada em outubro. 


Ver comentários
Saber mais Newpal Copam bolsa Euronext Access
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio