Notícia
Meta perde num dia mais do que valem a Nike, a Pepsi ou a Oracle. Wall Street derrapa
As bolsas do outro lado do Atlântico fecharam em baixa, depois de quatro sessões no verde, penalizadas sobretudo pelas tecnológicas, com a Meta a arrastar as cotadas do setor.
Os principais índices bolsistas norte-americanos regressaram às quedas, arrastados pelo mau desempenho do setor tecnológico, que foi alvo do pior selloff desde o outono de 2020.
O índice industrial Dow Jones fechou a ceder 1,45% para 35.111.16 pontos e o Standard & Poor’s 500 recuou 2,44% para 4.477,44 pontos.
Já o tecnológico Nasdaq Composite encerrou a afundar 3,74% para 13.878,82 pontos.
A pressionar a sessão esteve sobretudo a Meta Plattforms, dona do Facebook e Instagram, cujos resultados do quarto trimestre e "guidance" para o trimestre em curso desiludiram os investidores. A empresa liderada por Mark Zuckerbeg reportou as suas contas ontem, depois do fecho de Wall Street, e hoje acompanhou a tendência de queda do "after-hours" de quarta-feira.
A Meta fechou a sessão de hoje a mergulhar 26,39% para 237,76 dólares e perdeu 251,77 mil milhões de dólares de capitalização bolsista, o que é superior ao que valem a maioria das empresas – o "market cap" de empresas como a Nike, Oracle ou PepsiCo anda perto, mas não chega lá.
Segundo a CNN, apenas 31 cotadas nos EUA valem mais do que o montante que a Meta hoje perdeu em valor de mercado.
A Meta viu o seu "market cap" cair para 646,7 mil milhões de dólares, sendo ultrapassada pela Berkshire Hathaway de Warren Buffett. Ainda assim, a dona do Facebook é a oitava empresa mais valiosa das cotadas nos EUA. Com esta perda, Zuckerberg, que é o maior acionista, perdeu 30 mil milhões de dólares.
Esta má performance da dona do Facebook acabou por arrastar as restantes cotadas do setor.
A empresa de streaming de música e podcasts Spotify, por seu lado, também afundou – encerrou a cair 16,79% – à conta das previsões que sugerem um abrandamento do crescimento nos próximos meses.
"A Spotify, que tem estado envolvida numa polémica com o anfitrião do popular podcast norte-americano Joe Rogan, esteve também a desvalorizar hoje devido às suas previsões negativas, que anunciam um abrandamento no crescimento para os próximos meses", segundo os analistas do XTB.
As principais tecnológicas norte-americanas já reportaram as suas contas, faltando a Amazon – que o fará hoje depois do fecho da sessão em Wall Street.
De acordo com os dados da Refinitiv, quase metade das empresas do S&P 500 que já reportaram resultados na atual "earnings season" apresentaram lucros – e destas, 77,1% superaram as estimativas dos analistas, uma percentagem abaixo dos 84% contabilizados nos últimos quatro trimestres.