Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Melhor semana do ano em Wall Street

Os índices norte-americanos valorizaram na sessão, contribuindo para fechar a semana com ganhos acumulados acima de 3%. A subida das produtoras de matérias-primas justifica a melhor semana do ano para Wall Street.

Reuters
  • ...

As bolsas norte-americanas fecharam em terreno positivo pela sexta sessão consecutiva, continuando a recuperar em Outubro depois de entre Julho e Setembro terem vivido o pior trimestre desde 2011.

 

O S&P 500 valorizou 0,14%, acumulando um ganho de 3,7% na semana, o que representa a melhor prestação desde Dezembro do ano passado. O Nasdaq subiu 0,41% e o Dow Jones avançou 0,2%, conseguindo também fechar a semana com uma subida acima de 3%.

 

Mas não é só em Wall Street que a tendência é de fortes ganhos. Na Europa o Stoxx 600 fechou a melhor semana desde Julho com um ganho de 4,3%, enquanto o índice MSCI para as bolsas mundiais registou a maior subida semanal desde 2011.

 

Esta quinta-feira, as bolsas norte-americanas foram impulsionadas pela divulgação das minutas da Reserva Federal. Apesar da melhoria das condições económicas, a autoridade monetária mostrou cautela quanto à tomada de decisão de elevar os juros pela primeira vez desde 2006. O abrandamento da economia global, concretamente da China, continua a preocupar a instituição liderada por Janet Yellen.


"Os responsáveis de política monetária estão a tentar ser prudentes, mas não estão a entrar em pânico com a perspectiva para a economia global", comentou à Bloomberg um gestor de activos da Wells Fargo.

 

A contribuir para os ganhos menos acentuados em Wall Street esteve a apresentação de resultados trimestrais por parte da Alcoa, que abriu não oficialmente a época de divulgação de resultados. Tantos os lucros como as vendas da Alcoa no terceiro trimestre ficaram aquém das estimativas depois da quebra registada no preço do alumínio. A Alcoa terminou a sessão a cair 6,81% para 10,26 dólares. 

 

As empresas do sector energético e as fabricantes de matérias-primas até estiveram com sinal negativo esta sexta-feira, mas foram as grandes responsáveis pela prestação semanal das bolsas norte-americanas. À boleia da recuperação dos preços do petróleo, a Chevron ganhou 9,87% na semana, enquanto a Marathon Oil ganhou 18,13% e a Noble Energy subiu 16,16%.

 

Na próxima semana a atenção dos investidores vai estar toda centrada nos resultados trimestrais. Serão 35 as empresas do S&P que vão apresentar contas, entre elas a Johnson & Johnson, a Intel ou o JPMorgan Chase

Ver comentários
Saber mais Wall Street Reserva Federal Janet Yellen Alcoa Marathon Oil Noble Energy Johnson & Johnson Intel JPMorgan Chase
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio