Notícia
Lisboa acorda morna. Mota-Engil lidera
Quatro pesos-pesados animam a abertura bolsa nacional, mas seis cotadas permaneciam inalteradas.
A bolsa de Lisboa arrancou a sessão desta terça-feira com ganhos, com o índice de referência, o PSI, a avançar 0,19% para 6.342,61 pontos, em linha com as praças europeias abertas a esta hora. Das 15 principais cotadas, quase metade, seis, mantinham-se inalteradas.
A cotada que liderava os ganhos era a Mota-Engil, que avançava 1,55% para 2,758 euros nos primeiros minutos de negociação. A construtora tem tido boas notícias, com consórcio que integra a ser o único a entregar uma proposta no concurso para a concessão do troço da alta velocidade entre Oiã e Soure.
O grupo EDP também se destaca pela positiva, com a casa-mãe a valorizar 0,53% para 3,055 euros e a Renováveis a subir 0,50% para 9,125 euros. Na segunda-feira, o grupo EDP financiou-se em 750 milhões de euros de dívida verde. A emissão, realizada através da EDP Servicios Financieros, uma subsidiária da empresa liderada por Miguel Stilwell d'Andrade, diz respeito a obrigações verdes a seis anos e meio e o cupão fixou-se em 3,5%.
Outros dois pesos-pesados ganhavam no arranque da sessão: o BCP avançava 0,42% para 0,4822 euros, e a Jerónimo Martins valorizava 0,05% para 18,38 euros, no dia em que divulga os dados preliminares das vendas no total de 2024, após o fecho do mercado. Nos primeiros nove meses de 2024, a dona do Pingo Doce obteve lucros de 440 milhões de euros.
Ainda a ganhar estavam a Navigator (+0,46%) e a Sonae (+0,11%).
Nos, Altri, Corticeira Amorim, CTT, Ibersol e Semapa mantinham-se inalteradas.
Do lado das perdas, o destaque vai para a Galp, que recuava 0,34% para 16,295 euros, em linha com os preços do petróleo, que negoceiam em baixa a esta hora. A energética tem estado na ribalta após a saída do CEO - em consequência de uma investigação da Comissão de Ética a um relacionamento que mantinha com uma diretora da empresa -, mas o mercado reagiu de forma positiva à escolha dos novos CEO.
Entre as perdas consta também a REN, que perdia 0,22% na abertura da praça nacional.
Notícia atualizada