Notícia
Lisboa acompanha Europa e acorda no verde na última sessão de agosto
Os mercados mundiais vivem um bom momento à boleia dos resultados das empresas e a praça portuguesa não escapa ao sentimento positivo. CTT lideram ganhos. Altri é a cotada que mais cai.
A bolsa de Lisboa arrancou a última sessão da semana e do mês em terreno positivo, espelhando o sentimento que está a dominar nas principais praças mundiais, à boleia da época de resultados das empresas. O PSI soma 0,29% para os 6.733,05 pontos com dez cotadas a verde, duas a vermelho e quatro inalteradas.
A liderar a tabela estãos os CTT, a somar 1,02%, depois de os correios terem admitido que o facto de o AforroNET, o serviço digital do Estado para subscrição de certificados de aforro, estar em baixo fez disparar o seu produto homólogo.
Semapa e EDP completam o pódio, a valer 0,84% e 0,45% respetivamente. O BCP, que ontem já tinha renovado máximos de oito anos, segue também a subir e cada ação do banco vale já 0,4130 euros.
De resto, no verde estão ainda a EDP Renováveis (0,43%), a REN (0,42%), a Nos (0,42%), a Jerónimo Martins (0,36%), a Navigator (0,33%) e a Sonae (0,11%).
Em sentido inverso, a Altri lidera as perdas, a cair 0,41%. No vermelho está ainda a Galp Energia, a recuar 0,18%, em contraciclo com o petróleo, que está a subir nos mercados internacionais. A petrolífera nacional, que recentemente avançou que vai subir os preços da luz já em outubro, sofreu uma quebra de recomendação de compra de ações pelo Morgan Stanley.
Mota-Engil, Corticeira Amorim, Ibersol e Greenvolt mantinham, no arranque da sessão, a mesma cotação de fecho de quinta-feira.