Notícia
Já pode ser tarde para entrar na recuperação das ações europeias
Se perdeu a recuperação nas ações europeias, pode ser demasiado tarde para entrar no jogo agora.
Os especialistas esperam que o índice Stoxx50 suba apenas mais 3,8% face ao fecho de segunda-feira para 3.023 pontos até ao final do ano, de acordo com a média das respostas a uma sondagem da Bloomberg. Essa evolução ainda deixará o índice com uma queda de 19% em 2020. Quanto ao índice Stoxx600, antecipavam que encerrará o ano nos 361 pontos, o que traduz uma subida de apenas 5,6% até ao final de 2020.
Ainda que as ações europeias tenham recuperado fortemente, em abril, do colapso provocado pelo confinamento generalizado devido àpandemia, os ganhos perderam força em maio.
O otimismo em relação às medidas de estímulo e à flexibilização das restrições deram lugar a indicadores económicos e resultados empresariais sombrios, bem como a receios de uma segunda vaga de infeções. Para piorar a situação, a deterioração das relações entre os EUA e a China alimentou preocupações renovadas de uma guerra comercial.
O grau de incerteza relacionado com a pandemia está a gerar um intervalo muito alargado de previsões por parte dos estrategistas. O Deutsche Bank está entre os mais otimistas, prevendo que o Stoxx600 feche o ano nos 440 pontos, ou cerca de 29% acima do nível atual. No extremo oposto do espetro, o ING Groep NV espera uma queda de 9,2%.
Os analistas antecipam que o DAX alemão vai registar uma queda de 0,5% face ao fecho de segunda-feira até ao final do ano. Já o britânico FTSE 100 deverá subir mais 4,3%.