Notícia
George Soros apostou na Altice USA
O multimilionário comprou acções da subsidiária americana da dona da Meo, que foi para a bolsa no final do passado mês de Junho.
A Altice USA entrou em bolsa em Junho. E as acções da empresa foram uma das novas apostas de George Soros do segundo trimestre. O gestor tinha, no final de Junho, 700 mil acções da subsidiária americana da dona da Meo, segundo informações prestadas ao regulador financeiro americano sobre as posições da carteira de investimento da Soros Fund Management.
Aos preços actuais de mercado a posição do investidor, que ficou conhecido no mercado como o homem que quebrou o Banco de Inglaterra, está avaliada em cerca de 20 milhões de dólares (cerca de 17 milhões de euros). Soros detém 0,26% da empresa.
As acções da Altice USA valem 30,89 dólares. E apresentam um ganho ligeiro face ao preço de 30 dólares da Oferta Pública de Venda (OPV), realizada em Junho. No entanto, na comunicação feita ao regulador não é discriminado se Soros comprou as acções durante a OPV ou após a entrada em bolsa da Altice USA.
Além de George Soros, existem outros grandes gestores de activos no capital da Altice USA. A BC Partners e um fundo de pensões do Canadá detêm 26,41% e 17,11% da empresa, respectivamente, segundo a Bloomberg. Já eram accionistas antes da entrada em bolsa tendo vendido acções nessa operação.
Mas a OPV permitiu atrair outros fundos para o capital da empresa. Os "hedge funds" da Lone Capital, liderada por Steve Mandell, têm uma posição de 3,40%. Também a Franklin, a Vanguard e a Invesco investiram na empresa, segundo informações das carteiras destas gestoras compiladas pela Bloomberg.
Aos preços actuais de mercado, a Altice USA está avaliada em 22,77 mil milhões de dólares. No final de Junho a empresa protagonizou uma das maiores entradas em bolsa deste ano no mercado americano, com uma OPV avaliada em 1,9 mil milhões de dólares. A Altice garantiu um encaixe líquido de 330 milhões de dólares com essa operação.