Notícia
Galp e Pharol dão terceira sessão de ganhos ao PSI-20
A bolsa de Lisboa arrancou a semana com sinal mais impulsionada sobretudo pelas acções da Galp Energia e da Pharol. Entre as restantes praças europeias, a tónica é também de ganhos.
A bolsa nacional arrancou a semana no verde acompanhando o sentimento das principais praças europeias. O PSI-20 abriu a subir 0,18% para 4.612,48 pontos, com nove cotadas em alta, cinco em queda e três inalteradas.
O comportamento das bolsas na Europa está em linha com o registado na Ásia, isto numa altura em que os investidores aguardam por dados relativos aos preços para os consumidores nos Estados Unidos e à intervenção de vários membros da Reserva Federal (Fed). No comunicado da reunião de 1 de Fevereiro foram dadas poucas indicações sobre qual o ritmo que será adoptado na normalização das taxas de juro. Janet Yellen, líder da Fed, discursa amanhã perante o Senado e os investidores vão tentar encontrar mais pistas.
Por cá, destaque para as acções da Galp Energia e da Pharol.
A petrolífera avança 0,61% para 13,93 euros, isto numa altura em que os preços do petróleo negoceiam sem uma tendência definida nos mercados internacionais. O Brent do Mar do Norte, referência para Portugal, soma 0,07% para 56,74 dólares por barril.
Ainda no sector energético, a EDP ganha 0,18% para 2,792 euros e a EDP Renováveis cresce 0,13% para 6,13 euros. Por outro lado, a REN desce 0,31% para 2,60 euros.
A Pharol mantém a toada de ganhos. No arranque da sessão em Lisboa a empresa liderada por Palha da Silva valorizava 1,83% pata 44,4 cêntimos. O principal activo desta empresa é a participação de 27% na Oi, que continua a ser notícia. Na sexta-feira, a Reuters noticiou que o fundo Cerberus estaria a preparar uma proposta de recuperação para apresentar no âmbito do processo em que a operadora brasileira está envolvida. Isto depois de um Tribunal holandês ter recusado a conversão de um processo de protecção contra credores em acção de falência, o que já motivou recurso por parte de um grupo de credores.
Na banca, o BCP aprecia 0,07% para 14,73 cêntimos. E o Montepio abriu inalterado nos 41,2 cêntimos.
(Notícia actualizada às 08:18)