Notícia
Expectativa de reforma do investimento na China anima acções asiáticas
As principais bolsas da região arrancam a semana em alta, valorizando pela terceira vez em quatro dias.
As afirmações de um regulador chinês de que o país pode aumentar em dez vezes as quotas para o investimento estrangeiro nos seus mercados financeiros justificam o sentimento positivo dos investidores nas bolsas asiáticas.
O índice de referência da região excluindo o Japão, o MSCI Asia Pacific, soma 0,3% para os 477,41 pontos. Esta é a terceira sessão positiva em quatro dias. As acções chinesas registam os ganhos mais acentuados. A Citic Securities, a maior corretora chinesa cotada, sobe mais de 5%.
O índice Shanghai soma 3,06% e prepara-se para terminar a sessão no nível mais elevado desde Junho de 2012. Em Hong Kong, o Hang Seng aprecia 0,55% para os 23.392,13 pontos.
As acções chinesas estão a ser impulsionadas pelas declarações de Guo Shuqing, “chairman” da China Securities Regulatory Commission, o regulador, numa conferência em Hong Kong. O responsável anunciou que a China pode aumentar em dez vezes a dimensão dos dois programas de investimento que permitem aos investidores investir neste mercado.
O sul coreano Kospi avança 0,52% para os 2.007,04 pontos, enquanto o australiano S&P/ASX valoriza 0,22% para os 4.719,70 pontos. Os índices japoneses não estão a negociar por ser feriado.