Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext Lisbon sobe impulsionada pelo BCP e pela Sonae

A bolsa nacional valorizava, a acompanhar a tendência das congéneres europeias, impulsionada pelas subidas superiores a 1% do BCP e da Sonae SGPS. O PSI-20 ganhava 0,40% num dia em que o restante sector bancário e a PT evitavam maiores ganhos.

31 de Março de 2005 às 10:00
  • ...

A bolsa nacional valorizava, a acompanhar a tendência das congéneres europeias, impulsionada pelas subidas superiores a 1% do BCP e da Sonae SGPS. O PSI-20 ganhava 0,40% num dia em que o restante sector bancário e a PT evitavam maiores ganhos.

As praças europeias apreciavam animadas pelos ganhos das bolsas dos EUA, que ontem fecharam a ganhar mais de 1% a beneficiar da queda do petróleo. Ontem o crude, negociado em Nova Iorque caiu mais de 3% depois do Departamento de Energia norte-americano ter anunciado um aumento das reservas de crude em mais do dobro do esperado.

O PSI-20 [psi20] somava 0,40% para os 7.821,95 pontos, com nove títulos a subirem, seis a caírem e cinco inalteradas.

O Banco Comercial Português (BCP) valorizava 1,44% para os 2,11 euros, depois de ter perdido na sessão de ontem 1,42%. O banco liderado por Paulo Teixeira Pinto seguia com um volume transaccionado de mais de 4,4 milhões de acções, depois de registadas duas passagens no início da sessão totalizando 2,13 milhões.

A partir de amanhã os títulos do BCP negoceiam sem direito ao dividendo que o banco distribui no dia 6 de Abril. Nos últimos dias, o BCP, que transacciona em ex-dividendo a partir de sexta-feira, tem transaccionado volumes elevados, um movimento que poderá estar relacionado com a aproximação da data de pagamento dos dividendos.

Habitualmente, antes das empresas pagarem dividendos, os seus accionistas transaccionam elevados lotes de acções das companhias em causa, numa operação conhecida como «lavagem de dividendo», que visa obter ganhos fiscais.

A Sonae SGPS [son] avançava1,74% para os 1,17 euros.

A Energias de Portugal (EDP) [edp] subia 0,46% para os 2,19 euros, no dia em que a empresa reúne com os accionistas em Assembleia-Geral.

O Banco BPI [bpin] e o Banco Espírito Santo (BES) [besnn] desciam 0,63% para os 3,13 euros e 0,45% para os 13,34 euros, respectivamente. Os accionistas do BES aprovaram ontem o dividendo, de 36,8 cêntimos, que será pago a partir de 14 de Abril. Miguel Horta e Costa, CEO da PT e Bernard Delas, vão substituir Francisco Luis Nurteira Nabo e Michel Marin Le Masson como administradores não executivos do BES.

A Portugal Telecom (PT) [ptc] caía 0,11% para os 9,06 euros e a sua participada PT Multimédia recuava 0,41% para os 19,2 euros. As assembleias-gerais da PT e da PT Multimédia foram ontem suspensas. A proposta foi apresentada pela Portugal Telecom, a pedido de uma solicitação do Estado.

A Cofina [cofi] avançava 0,31% para os 3,26 euros, depois de ter anunciado ontem que foi o grupo de imprensa com maiores vendas em 2004, com os seus três jornais a registarem uma circulação paga média diária de 216.114 títulos, mais 8,14% do que no ano anterior.

A Jerónimo Martins [jmar] subia 0,43% para os 11,8 euros. A retalhista aprovou ontem em Assembleia Geral o dividendo de 0,36 euros por acção proposto pela administração da empresa. O pagamento do dividendo ocorrerá a 29 de Abril e a partir de 26 do mesmo mês as acções negoceiam sem direito a dividendo.

A ParaRede [para] ganhava 2,7% para os 0,38 euros. A ParaRede anunciou que foi ontem outorgada a escritura pública do aumento de capital de 23,57 milhões de euros, concretizando deste modo a operação de integração da WhatEverNet Computing.

 

 

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio