Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro recua com manutenção dos juros; indícios de abrandamento

O euro caía face ao dólar, no dia em que o Banco Central Europeu (BCE) deuxou inalterada a principal taxa de juro nos 4,5% e depois de hoje ter sido anunciado que as economias da Alemanha e da França cresceram menos do que o esperado no trimestre.

23 de Maio de 2001 às 17:35
  • ...
O euro caía face ao dólar, no dia em que o Banco Central Europeu (BCE) deuxou inalterada a principal taxa de juro nos 4,5% e depois de hoje ter sido anunciado que as economias da Alemanha e da França cresceram menos do que o esperado no primeiro trimestre.

A moeda europeia perdia 0,66% para os 0,8597 dólares e desvalorizava 2,81% relativamente à divisa nipónica, negociando nos 103,32 ienes.

O produto interno bruto (PIB) da Alemanha, a maior economia da Zona Euro, cresceu 0,4% nos primeiros três meses deste ano, abaixo do incremento de 0,5% estimado pelos analistas.

Na França, a segunda economia da zona da moeda única, o PIB registou um aumento de 0,5% no mesmo período, quando o consenso do mercado apontava para uma subida de 0,7%.

O Banco Central Europeu (BCE) manteve hoje a sua taxa directora, ou REFI, inalterada nos 4,5%, apesar dos indícios de perda de ritmo da economia europeia. Na reunião anterior, realizada a 10 de Maio, a autoridade monetária europeia efectuou uma redução de 25 pontos base na sua taxa de referência.

O BCE foi o último dos principais bancos centrais mundiais a baixar os juros depois do início deste ano, sendo aquele que efectuou a menor descida acumulada até ao momento.

Nos Estados Unidos (EUA), a Reserva Federal (FED) cortou a sua principal taxa de juro por cinco vezes desde o dia 3 de Janeiro, num total de 250 pontos base, para os actuais 4%.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio