Notícia
EDP Renováveis em baixa e Galp Energia em alta deixam PSI-20 sem rumo
Depois de o petróleo ter valorizado 2% na sessão de ontem e continuar a subir, a Galp Energia dá um salto de 1,5% no início da sessão. O PSI-20 sobe, mas pouco.
Nos primeiros minutos de negociação o PSI-20 tem ido acima e abaixo da linha de água, mas com variações ligeiras. Esta tendência indefinida decorre de contributos diferentes entre as cotadas que mais pesam. Por um lado, a EDP Renováveis desvaloriza 0,9% para os 8,81 euros, depois de ter atingido um máximo histórico na sessão anterior. Por outro lado, a Galp Energia valoriza 1,59% para os 16,285 euros.
Os analistas do BPI, na nota de abertura dos mercados, afirmam que o PSI-20 tem demonstrado "uma notável overperformance face aos seus pares europeus". Isto acontece porque tanto a EDP como a EDP Renováveis, que já representam um terço da bolsa à boleia da OPA, estão "de certa forma imunizados da conjuntura externa". Ou seja, dos avanços e recuos da guerra comercial entre os EUA e outras grandes economias.
Entre as subidas, destaque ainda para a EDP, que está a avançar 0,53% para os 3,42 euros. Já o BCP, depois de ter iniciado a sessão em terreno positivo, inverteu a tendência e está a cair 1,33% para os 25,98 euros.
Também a Europa está sem rumo. O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, também tem estado a negociar na linha de água, como o PSI-20. Nas restantes bolsas europeias a maior parte negoceia em terreno negativo, mas Londres, por exemplo, negoceia em alta.