Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Direitos da EDP arrancam hoje na bolsa com preço teórico de 10,6 cêntimos

Os direitos de subscrição do aumento de capital da EDP arrancam na bolsa com um preço teórico superior ao registado quando os títulos foram destacados das ações.

22 de Julho de 2020 às 19:39
  • ...

São esta quinta-feira admitidos à negociação os 3.656.537.715 direitos que foram atribuídos aos acionistas que tinham ações da EDP em carteira no fecho da sessão de 20 de julho. São estes títulos que vão permitir a subscrição das 309.143.297 novas ações que a elétrica está a emitir no aumento de capital de 1,02 mil milhões de euros.

Por cada ação detida, os acionistas recebem um direito que, por sua vez, garante a subscrição de 0,085035375 novas ações, mediante o pagamento de 3,30 euros por cada uma. Dito de outra forma, são necessários 1.000 direitos para comprar 85 novas ações.

O valor dos direitos de subscrição está relacionado com a cotação da ação, pelo que estes títulos partem para a bolsa com um valor teórico de 10,61 cêntimos, que é superior ao preço teórico registado a 20 de julho quando os direitos foram destacados da ação (10,5 cêntimos).

O preço teórico do direito é apurado através da diferença entre a cotação da ação (4,548 euros) e o preço do aumento de capital (3,30 euros), multiplicado pelo fator de atribuição de direitos a cada ação (0,085035375).

À cotação da ação da EDP corresponde sempre um valor teórico do direito e à cotação do direito corresponde um valor teórico da ação. Se, por exemplo, esta quinta-feira o direito negociar nos 10,5 cêntimos, a ação tem um valor teórico de 4,535 euros (dividir o valor do direito pelo fator de conversão de 0,085035375, e adicionar o preço de subscrição de 3,3 euros). Os direitos e as ações vão negociar agora negociar em simultâneo na bolsa, pelo que se as cotações não estiverem em equilíbrio, podem ser realizadas operações de arbitragem (vender o título que está "caro" e comprar o "barato").

Os direitos de subscrição são transacionados em bolsa para que os acionistas que não pretendem ir ao aumento de capital os possam transacionar e assim compensar o ajuste que a cotação da ação sofreu quando se separou do direito. Serve também para que os investidores que não são acionistas possam participar no aumento de capital, tendo para isso que comprar direitos em bolsa.

Na calculadora do Negócios (disponível em cima), pode ver o preço teórico do direito introduzindo a cotação da ação e o preço teórico da ação introduzindo o preço do direito. Sabe também quantas novas ações pode subscrever tendo em conta o número de direitos. 

Aqui tem um conjunto de 15 respostas sobre o aumento de capital.

Ver comentários
Saber mais EDP direitos subscrição aumento de cpaital
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio