Notícia
"Day-trading" dispara no primeiro trimestre
Os negócios intradiários dispararam nos primeiros três meses do ano, com os investidores a tentar tirar partido das oscilações no mercado nacional.
Há mais investidores a procurarem beneficiar com as oscilações diárias na bolsa portuguesa. Num período marcado por uma forte volatilidade, o valor negociado em day-trading disparou, no primeiro trimestre, mais de 50% face ao trimestre anterior.
O montante negociado em operações intradiárias no índice PSI-20 atingiu 395,7 milhões de euros nos três meses terminados em Março, mais 50,7% que no trimestre anterior, segundo os dados divulgados pela CMVM.
Este aumento dos negócios, que visam ganhar com o sobe e desce da bolsa durante a sessão, ocorreu num período marcado por uma forte instabilidade nos mercados financeiros mundiais, devido à crise na China e aos receios em torno da economia global.
"O peso do day-trading no valor transaccionado no segmento accionista da Euronext Lisbon representou 4,2%, uma subida de 1,3 pontos percentuais face ao quarto trimestre de 2015", adianta o mesmo comunicado.
Mais de 73% destes negócios foram realizados através da internet, sendo que os investidores nacionais foram responsáveis pelo grosso destas operações intradiárias. "Os investidores residentes efectuaram no trimestre 84,8% do valor de day-trading e os não residentes apenas 15,2%", adianta o regulador do mercado de capitais.