Notícia
Com que presidentes as bolsas dos EUA mais subiram e mais desceram?
A Schroders analisou o comportamento das acções americanas desde 1900. Com que presidentes as bolsas ganham mais?
Republicanos ou democratas? Quais as presidências coincidiram com maiores ganhos das acções dos EUA? No top 5 dos presidentes que durante a estadia na Casa Branca viram a bolsa subir mais, os republicanos dominam. Mas também foram presidentes desse partido que assistiram às maiores descidas do mercado accionista.
"Apesar de em anos de eleições presidenciais os mercados tenderem a ter melhor desempenho quando um republicano ganha o cargo, não emerge uma tendência de como o S&P 500 se comporta durante o mandato inteiro dos presidentes", referem os especialistas da Schroders que coligiram dados desde 1900 (até 1927, os cálculos foram feitos com base no Dow Jones Industrial Average e depois a partir do comportamento do S&P 500).
E detalham: "O S&P 500 subiu mais durante o mandato de Barack Obama (Democrata) do que com Richard Nixon (Republicano", enquanto os anos de Reagan (Republicano) superaram os de Kennedy (Democrata)".
Apesar de Obama se encaminhar para sair da Casa Branca com um retorno anualizado de 14,40% do S&P 500, o actual presidente não integra a lista das cinco presidências que mais deram a ganhar aos mercados. Já o seu antecessor, George W. Bush, teve uma das presidências que mais perdas causaram às acções americanas.
Além de George W. Bush, apenas mais dois presidentes viram a bolsa ter comportamento negativo durante as suas estadias na Casa Branca, Herbert Hoover e Richard Nixon.