Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CaixaBI: BPI terá fechado o semestre com lucro de 42 milhões

Os analistas do CaixaBI estimam que o banco BPI venha a apresentar lucros de 1,5 milhões de euros para o segundo trimestre deste ano, um ganho que consideram sem expressão, e que fica muito abaixo daquele que foi registado no trimestre anterior e no período homólogo.

22 de Julho de 2013 às 10:23
  • ...

O CaixaBI estima para este segundo trimestre que o banco BPI obtenha lucros de 1,5 milhões de euros, o que significa uma quebra de 96,2% face ao trimestre anterior e de 96,7% face ao período homólogo. Somando os valores, os analistas apontam para um lucro de 42 milhões de euros na primeira metade de 2013 para o banco liderado por Fernando Ulrich.

 

Quanto às receitas, é expectável que desçam mais de 100 milhões, ou quase 30% face ao período homólogo para 242,1 milhões de euros, totalizando 586,7 milhões de euros para o primeiro semestre de 2013. Ao nível das margem financeira, os analistas esperam um aumento de 6,2% face ao trimestre passado e uma subida de 26,3% face ao período homólogo para 123,4 milhões de euros.

 

Contrariamente ao que aconteceu no primeiro trimestre, os analistas não esperam um ganho significativo com a venda de dívida soberana, visto que o aumento da carteira de dívida soberana comunicado pelo banco à CMVM a 15 de Julho foi, essencialmente, resultado de um crescimento da carteira de bilhetes do Tesouro.

 

Os analistas consideram que a qualidade da carteira de crédito do BPI continua a ser superior à dos seus pares, antecipando que o banco deverá acomodar a deterioração económica no mercado doméstico como também considerar os potenciais impactos da avaliação regular dos activos que tem vindo a ser efectuado pelos bancos centrais.

 

O CaixaBI prevê ainda que as imparidades e o risco de crédito diminuam para 60,3 milhões de euros, face aos 69,8 milhões do trimestre anterior e 78 pontos, face aos 92 do primeiro trimestre. O reembolso antecipado das obrigações Coco continua a ser o principal objectivo de curto e médio prazo do BPI.

 

Face a estes resultados, o CaixaBI decidiu deixar inalterada a recomendação de “manter” e o preço-alvo de 1,25 euros por título do BPI.

 

As acções do BPI valem agora 0,959 euros e a avaliação do CaixaBI (1,25 euros) confere um potencial de valorização de 30,34% aos títulos.

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais BPI resultados trimestre
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio