Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BPI sai do PSI-20 e deixa índice com 17 cotadas até Março  

Tal como aconteceu com a saída do Banif, o índice português voltará a ter apenas 17 cotadas. O BPI sai do PSI-20 a 10 de Fevereiro.

Miguel Baltazar
  • 7
  • ...

A comissão gestora do índice PSI-20 decidiu que o BPI vai deixar a carteira do PSI-20, deixando o índice com apenas 17 cotadas até à próxima revisão, que vai acontecer na terceira segunda-feira de Março (dia 20).

 

"A Euronext comunica que, na sequência dos resultados alcançados na Oferta Pública de Aquisição do CaixaBank sobre o BPI, e face à informação disponível à data, foi decidida a exclusão das acções do Banco BPI do índice PSI 20, com data efectiva a 10 de Fevereiro", refere um comunicado da Euronext. 

 

Esta decisão da Euronext surge depois do CaixaBank ter reforçado para 84,5% no capital do BPI. Além disso, a Allianz permanece com 8,43% do banco ainda liderado por Fernando Ulrich, pelo que a liquidez do BPI em bolsa vai ser diminuta, já que o "free float" ficará reduzido a cerca de 7%.

 

Antes da OPA, o CaixaBank tinha 45,5% do BPI, mas havia outros accionistas maioritários, sendo que estava disperso por investidores sem participação qualificada cerca de 22,5% do capital do banco.

 

A saída do BPI deixará o índice português com uma menor representação do sector financeiro, já que ficará agora representado apenas pelo BCP, com cerca de 10% e pelo Montepio, que tem um peso diminuto no PSI-20.

 

Mesmo saindo do PSI-20, o BPI continuará cotado em bolsa. Essa foi a "intenção" assumida pelo CaixaBank, que disse que "pretendia manter as acções" do banco "admitidas em mercado regulamentado na sequência da oferta". 

 

PSI-20 já teve 17 cotadas

 

O facto de o BPI deixar o PSI-20 com apenas 17 cotadas não é inédito na bolsa portuguesa. Foi também a saída de outro banco que deixou o principal índice português com apenas 17 constituintes.

 

Tal aconteceu quando o Banif foi alvo de uma resolução, no final de 2015, o que ditou a saída do banco de bolsa.

Ver comentários
Saber mais BPI Euronext PSI-20
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio