Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BPI dispara mais de 21% e aproxima-se da contrapartida de 1,45 euros

As acções do BPI já tocaram nos 1,44 euros, um cêntimo abaixo da contrapartida proposta pelo CaixaBank para comprar os restantes títulos do banco, depois de ter adquirido a participação da Allianz.

As acções do BPI estão a disparar na praça de Lisboa, depois de o CaixaBank ter anunciado que reforçou a sua participação no banco para mais de 92% - com a compra da posição da Allianz – e que quer retirar o BPI da bolsa.

Os títulos valorizam 21,15% para 1,432 euros, depois de já terem subido um máximo de 21,83% para 1,44 euros. Esta cotação é a mais elevada desde Junho de 2015, e está apenas um cêntimo abaixo do valor que foi pago pelo CaixaBank à Allianz por cada título do BPI (1,45 euros), e que será a contrapartida proposta para comprar os restantes títulos do banco, permitindo ao espanhol ficar com a totalidade do capital.


Este domingo, o CaixaBank revelou ter comprado mais 8% do capital do BPI por quase 178 milhões de euros, tendo ficado com 92,935% do capital do banco liderado por Pablo Forero. 


Após esta operação, o accionista decidiu prosseguir com a retirada de bolsa do BPI. Se a decisão for aprovada, em assembleia-geral e pelo regulador do mercado, o CaixaBank avança com uma oferta pelas acções que não detém.

"O CaixaBank informa que acordou adquirir de sociedades do grupo Allianz acções representativas de 8,425% do capital social do Banco BPI. O preço total desta aquisição é 177.979.336,50 euros, o que corresponde a 1,45 euros por acção do Banco BPI. Em virtude desta aquisição, o CaixaBank passa a deter 92,935% do capital social do Banco BPI", revela o comunicado emitido este domingo, 6 de Maio, para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"É intenção do CaixaBank requerer, nas próximas semanas, ao presidente da mesa da assembleia-geral do Banco BPI uma reunião para aprovar a perda de qualidade de sociedade aberta do Banco BPI", adianta a mesma fonte. 

O CaixaBank revelou ainda que o investimento que fará na compra das restantes acções do BPI que não tem será de 149,3 milhões de euros, realçando que a contrapartida oferecida representa "um prémio de 22,16% relativamente ao preço médio ponderado dos últimos seis meses."

Ver comentários
Saber mais BPI CaixaBank Allianz acções bolsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio