Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa nacional sobe mais de 1,5% apoiada pelo BCP e Nos

Na segunda sessão seguida a valorizar e num dia em que negociou no valor mais elevado desde 1 de Fevereiro, a praça lisboeta ganhou mais de 1,5%, impulsionada pelos ganhos do BCP, que subiu acima de 5%, e da Nos.

Miguel Baltazar/Negócios
14 de Março de 2016 às 16:44
  • ...

O PSI-20 encerrou a sessão bolsista desta segunda-feira, 14 de Março, a apreciar 1,55%, com todas as 17 cotadas que integram o índice a negociar em alta, naquela que é a segunda sessão consecutiva a transaccionar em terreno positivo e num dia em que a praça lisboeta negociou em máximos de 1 de Fevereiro.

 

O principal índice nacional seguiu a tendência registada pela generalidade das principais praças europeias que também voltaram a negociar em alta ainda na "ressaca" do anúncio das medidas de estímulo económico, feito na semana passada pelo Banco Central Europeu (BCE).

 

Por cá, o BCP foi a cotada que mais contribuiu para a performance da bolsa lisboeta, acabando o dia a avançar 5,22% para 0,0464 euros. Ainda no sistema financeiro, o BPI somou 0,73% para 1,245 euros.

 

Também a apoiar a subida do PSI-20 esteve a Nos que ganhou 2,31% para 6,248 euros, enquanto a Pharol cresceu 2,96% para 0,139 euros, recuperando assim uma parte das perdas acumuladas na semana passada, em que renovou por diversas vezes o mínimo histórico.

 

Destaque também para a Jerónimo Martins que apreciou 0,77% para 13,815 euros, isto no dia seguinte à comemoração dos três anos da operação da retalhista na Colômbia. Ainda neste sector, a Sonae subiu 1,91% para 1,016 euros. 

Já no sector energético o sentimento foi também positivo. A Galp Energia valorizou 0,56% para 10,755 euros, contrariando a tendência de queda do preço do petróleo que segue nesta altura em forte queda nos mercados internacionais, estando o Brent do Mar do Norte, negociado em Londres e utilizado como valor de referência para as importações nacionais, a cair 2,97% para 39,19 dólares por barril. 

 

A pressionar o preço da matéria-prima está a não disponibilidade, afirmada pelo ministro iraniano do Petróleo, de Teerão aceitar cortar os níveis de produção petrolífera antes de o país atingir os níveis de produção vigentes no período anterior à imposição das sanções internacionais.


Esta terça-feira decorre o dia do investidor da Galp Energia, estimando-se que a petrolífera avance com novas projecções de resultados.

 

Ainda na energia, a EDP Renováveis avançou 0,99% para 6,55 euros, enquanto a EDP cresceu 0,20% para 2,981 euros. Já a REN somou 2,81% para 2,78 euros, numa altura em que os analistas do BPI estimam que a empresa obtenha lucros de 27 milhões de euros no quarto trimestre de 2015, o que a verificar-se representará uma quebra de 2% face ao resultado alcançado no período homólogo.

 

Também em alta na sessão esteve a Teixeira Duarte que valorizou 3,53% para 0,293 euros, isto depois de na sexta-feira passada a construtora ter anunciado que ganhou um contrato no valor de 65 milhões de euros referente a uma obra de recuperação e restauro da ponte Hercílio Luz em Florianópolis, Brasil. Ainda na construção, a Mota-Engil seguiu o sentimento predominante ao avançar 2,77% para 1,816 euros. 


(Notícia actualizada às 16:49)

Ver comentários
Saber mais Bolsa Nacional; PSI-20 BCE BCP BPI Jerónimo Martins Sonae Galp Energia Brent EDP Renováveis EDP REN Teixeira Duarte Mota-Engil Nos Pharol
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio