Notícia
Bolsa nacional em alta à boleia de BCP e Nos
A bolsa lisboeta negociou em terreno positivo pela segunda sessão consecutiva apoiada pelos ganhos registado pelo BCP, num dia em que o banco chegou a somar mais de 7%, e pela Nos.
O PSI-20 fechou a sessão bolsista desta quinta-feira, 28 de Abril, a valorizar 1,03% para 5.102,82 pontos, com sete cotadas a negociar em alta, nove em queda e duas inalteradas, naquele que foi o segundo dia seguido a ganhar terreno.
A praça lisboeta contrariou a tendência de perdas verificada na generalidade das principais praças europeias, num dia marcado pela decisão do Banco do Japão de não introduzir novas medidas de apoio à economia nipónica e em que foi divulgado que a economia dos Estados Unidos registou, no primeiro trimestre deste ano, o menor crescimento dos últimos dois anos.
Antes da assembleia geral do BCP, realizada na semana passada, o Norges Bank detinha uma participação no banco português inferior a 2%, passando agora a deter uma parcela de 3,88% no capital social da instituição.
Ainda na banca, o BPI cedeu 0,27% para 1,108 euros, no dia em que a empresária angolana Isabel dos Santos chumbou a alteração aos estatutos do banco que permitiria a recondução de Fernando Ulrich na presidência executiva da instituição para além de 2017.
Numa altura em que não há certezas sobre se as negociações entre Isabel dos Santos e os espanhóis do CaixaBank foram, ou não, retomadas, o banco espanhol comunicou esta quinta-feira estar optimista sobre a possibilidade da OPA lançada sobre o BPI estar concluída até ao próximo mês de Setembro. Os lucros do CaixaBank caíram 27,2% para 273 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano.
Também a apoiar a bolsa nacional esteve a Nos que avançou 2,86% para 6,336 euros, já depois de esta manhã o Haitong ter elevado o preço-alvo da cotada de 7,90 euros para 8 euros, considerando que os resultados da operadora de telecomunicações confirmaram a robustez operacional e financeira da empresa liderada por Miguel Almeida. A Pharol somou 1,45% para 0,14 euros.
Destaque pela negativa para a Jerónimo Martins que desvalorizou 0,66% para 14,26 euros, numa sessão em que a retalhista chegou a negociar em mínimos de 29 de Março ao tocar nos 14,015 euros. Esta semana o CaixaBI estimou que a dona dos supermercados Pingo Doce obtenha um aumento dos lucros de 10,5% para 72 milhões de euros no primeiro trimestre de 2016. Os números serão conhecidos hoje.
No sector energético o sentimento foi misto. A Galp Energia cresceu 1,54% para 12,205 euros, seguindo assim a tendência de subida do preço do petróleo nos mercados internacionais, numa altura em que o Brent do Mar do Norte, negociado em Londres e utilizado como valor de referência para as importações nacionais, está a subir 1,02% para 47,66 dólares por barril.
Também a EDP subiu 0,35% para 3,134 euros, enquanto a EDP Renováveis deslizou ligeiros 0,06% para 6,805 euros.
A travar uma valorização mais acentuada da bolsa nacional esteve também a REN que cedeu 4,01% para 2,63 euros, num dia em que os títulos da companhia liderada por Rodrigo Costa começaram a negociar sem direito ao dividendo de 0,171 euros.
Por fim, nota ainda para a Navigator que perdeu 0,19% para 3,13 euros. The Navigator Company passou a ser oficialmente esta terça-feira o nome da antiga Portucel. Os lucros da cotada aumentaram 7% para 44,7 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano comparativamente com o período homólogo.
(Notícia actualizada às 16:51)