Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa espanhola lidera ganhos na Europa após abstenção do PSOE

O PSOE anunciou que se vai abster na votação para a investidura de Mariano Rajoy como primeiro-ministro, o que viabiliza a tomada de posse de um novo governo. O fim do impasse está a elevar a praça espanhola.

Reuters
  • ...

O principal índice bolsista espanhol, o IBEX-35, sobe 1,49% para 9.236,10 pontos, com as 35 cotadas que o compõem em alta. Esta é a subida mais pronunciada entre as bolsas europeias, que vivem esta segunda-feira, 24 de Outubro, uma sessão de ganhos, a reflectir sobretudo os resultados que algumas cotadas apresentaram esta manhã.

 

A subida da praça espanhola está relacionada com a evolução política viva este fim-de-semana. O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) esteve reunido no Comité Federal tendo sido aprovada a proposta que visa a abstenção na investidura de Mariano Rajoy.

 

O órgão mais importante entre congressos do PSOE decidiu, por 139 votos a favor e 96 contra, pela abstenção do PSOE a uma nova tentativa de Mariano Rajoy formar governo. 

 

Esta decisão viabiliza a investidura do líder do PP e põe fim ao impasse político que se vivia no país desde o final do ano passado, depois das eleições de Dezembro terem ditado a vitória do PP sem maioria absoluta. Seguiram-se eleições em Junho, mas o resultado foi semelhante.

 

O receio de que fosse necessário convocar novas eleições legislativas, com o risco de o resultado ser semelhante aos últimos dois actos eleitorais, tem colocado alguma pressão sobre a bolsa espanhola. Uma pressão que acaba por terminar depois deste desfecho.

 

O presidente da comissão gestora do PSOE - em funções até à realização de eleições primárias -, Javier Fernández – disse no fim-de-semana esperar uma votação em bloco dos 85 deputados socialistas, há a possibilidade de alguns parlamentares se "rebelarem". Além da tendência liderada por Sánchez, ainda representativa no seio do partido, como mostrou a votação renhida deste domingo, e que é defensora do "não é não" a Rajoy, também os socialistas da Catalunha ameaçam romper com a direcção interina.

Ainda assim numa segunda votação - em que é suficiente uma maioria simples - basta que 11 deputados socialistas se abstenham para que Rajoy seja investido como primeiro-ministro, uma vez que o presidente do PP conta com o apoio de 170 dos 350 deputados (137 votos do PP, 32 do Cidadãos e a deputada da Coligação Canária). 

Ver comentários
Saber mais bolsas PSOE IBEX Mariano Rajoy Espanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio