Notícia
Benfica vence Sporting na bolsa. Leões ganham nos lucros
As acções do Benfica estão a acumular ganhos esta época, na bolsa de Lisboa. Já os títulos da SAD leonina caem.
A um dia do "derby" entre o Sporting e o Benfica o balanço do desempenho das acções das duas SAD é bem diferente. Os verdes e brancos estão a acumular perdas, enquanto as águias acumulam ganhos.
As acções da SAD do Sporting acumulam uma queda de 6% desde o início de Julho (quando arranca a época desportiva e o ano fiscal das SAD). A maior parte da queda foi registada até Dezembro, já que desde o início deste ano, a descida das acções é de 1,61%. Esta sexta-feira, as acções do Sporting terminaram a valer 0,61 euros.
Já os títulos da SAD do Benfica sobem 14,6% desde Julho, com uma subida de 7,1% desde o início deste ano, valendo actualmente 1,05 euros por unidade.
Este tipo de acções tem, por regra, uma liquidez reduzida, sendo que em vários dias nem trocam de mãos qualquer acção. No caso das duas SAD da segunda circular, também neste critério, a do Benfica vence, com mais de 3,8 mil acções negociadas em média por dia desde Julho. O Sporting transacciona menos de mil títulos por dia.
Sporting vence Benfica nas contas
O fecho das contas do primeiro semestre do ano fiscal representou o melhor resultado de sempre da SAD do Sporting. Já o Benfica registou uma quebra dos lucros, num período em que não registou vendas de jogadores.
A SAD do Sporting teve no primeiro semestre fiscal, terminado em Dezembro, lucros de 46,5 milhões de euros, em resultado da venda de jogadores. "O melhor resultado semestral de sempre", diz a SAD, que foi garantido pelas vendas de jogadores como João Mário e Slimani, vendidos, respectivamente, por 40 e 30 milhões.
Já a SAD do Benfica fechou o primeiro semestre com um resultado líquido de 2,6 milhões de euros, menos 43,7% do que no mesmo período de 2015. A determinar a queda dos resultados esteve essencial a ausência de venda de jogadores.
Quanto às competições internacionais, a SAD do Benfica facturou 22,7 milhões, com a sua presença na Liga dos Campões, enquanto o Sporting encaixou 14,2 milhões. O clube da Luz foi eliminado nos oitavos-de-final, enquanto o clube de Alvalade foi eliminado na fase de grupos.