Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Analistas: "Outlook" positivo da Fitch é boa notícia para a bolsa

A decisão da Fitch aumenta a probabilidade de Portugal sair de um nível visto como "lixo" pelas empresas. E há sectores que poderão beneficiar com essa percepção do mercado.

19 de Junho de 2017 às 23:10
  • ...

Os analistas esperam que a decisão da Fitch de colocar novamente o "rating" de Portugal perto de sair de "lixo" tenha um reflexo positivo na bolsa nacional. Na sessão seguinte ao anúncio da agência o PSI-20 subiu 1,07% para máximos de quase um ano e meio. O dia foi também marcado por subidas nas bolsas europeias, após a maioria absoluta do partido de Macron nas legislativas.

Segundo os analistas do Haitong, a decisão da Fitch é "positiva". Numa nota, o banco refere que "a melhoria no ‘outlook’ aumenta a probabilidade de uma potencial subida do ‘rating’ para grau de investimento". E refere que isso "seria um factor importante para as empresas portuguesas", já que  "essa percepção irá possivelmente baixar as taxas das obrigações governamentais".

Albino Oliveira explica que  a decisão da Fitch deverá ajudar os juros da dívida a continuarem a tendência de descida. O analista da Patris Investimentos refere que isso "fornece suporte ao mercado de acções em Portugal como um todo, através de um menor custo de capital para a generalidade das cotadas, como foi possível ser observado ao longo de grande parte do primeiro semestre de 2017".  

As acções que podem sair mais favorecidas
Albino Oliveira considera que há cotadas com características que as poderão beneficiar mais da maior expectativa de que o "rating" de Portugal saia de lixo no médio prazo. "Uma referência para as empresas que apresentam níveis mais elevados de endividamento (por exemplo, a EDP), com mais exposição ao mercado doméstico (por exemplo, os CTT), e a área financeira (por exemplo, o BCP)".

Ver comentários
Saber mais Fitch Rating Bolsa Sonae EDP CTT
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio