Notícia
AG para encerramento da ONI Way agendada para 6 de Janeiro
A Assembleia Geral (AG) dos accionistas da ONI Way para ratificar o encerramento do quarto operador de telefonia móvel está marcada para o dia 6 de Janeiro, revelou ao Negocios.pt fonte da empresa.
Os accionistas irão reunir-se para deliberar o fim das operações da ONI Way e acordar a venda dos activos da empresa aos três operadores de telefonia móvel, Optimus, TMN e Vodafone Telecel [TLE].
Na AG estarão presentes a Electricidade de Portugal (EDP) [EDP], a Telenor, Iberdrola, Efacec [EFA] e Media Capital, numa reunião que promete não ser pacífica, já que a operadora de telecomunicações norueguesa e a eléctrica espanhola deverão votar contra.
A Telenor e a Iberdrola poderão colocar uma providência cautelar, invocando o artigo 58 do Código das Sociedades Comerciais (CSC), de acordo com um jurista contactado pelo Negocios.pt.
Segundo o artigo, são anuláveis as deliberações que «sejam apropriadas para satisfazer o propósito de um dos sócios de conseguir, através do exercício do direito de voto, vantagens especiais para si ou para terceiros, em prejuízo da sociedade ou de outros sócios ou simplesmente de prejudicar aquela ou estes».
A eléctrica aceitou, no dia 4 de Dezembro, a proposta da Optimus, TMN e Vodafone Telecel para adquirir os activos da ONI Way, tendo a Telenor e a Iberdrola manifestado a sua oposição ao negócio.
A ONI Way é detida a 68% pela ONI, tendo a Telenor uma participação de 20%, a Iberdrola uma posição de 8%, seguida da Media Capital com 3% e a Efacec com 1%.