Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Acções americanas caem arrastadas por Boeing e United Technologies (act)

As acções americanas caíram, arrastadas pela Boeing e United Technologies, devido a perspectivas de falência da United Airlines. O Dow Jones cedeu 0,4%, enquanto o Nasdaq recuou 0,61%, numa sessão que durou apenas metade do dia.

29 de Novembro de 2002 às 19:55
  • ...
As acções norte-americanas caíram, arrastadas pela Boeing e United Technologies, devido a perspectivas de falência da companhia aérea United Airlines. O Dow Jones cedeu 0,4%, enquanto o Nasdaq recuou 0,61%, numa sessão que durou apenas metade do dia.

O Nasdaq [CCMP] fechou nos 1.478,79 pontos, tendo acumulado uma valorização de 11,2% no mês de Novembro, numa sessão que decorreu apenas de manhã, na sequência do feriado de Acção de Graças.

O Dow Jones [INDU] terminou nos 8.896,09 pontos. O índice industrial terminou a oitava semana consecutiva com ganhos e teve a maior subida em dois meses desde 1987, ao crescer 17% nesse período.

O volume de negociação ficou abaixo do normal, mas 55% acima do mesmo dia do ano passado, com 667 milhões de títulos a mudarem de mãos.

Alguns dados publicados esta semana, como a confiança dos consumidores, a revisão em alta do PIB no terceiro trimestre, a queda no número de pedidos de subsídio de desemprego e crescimento da actividade manufactureira impulsionaram os índices.

A UAL, que controla a United Airlines, afundou 32,78%, depois dos 13.000 funcionários da segunda maior companhia aérea mundial terem recusado ontem reduções nas regalias e salários, um acordo do qual depende o apoio do Governo da administração Bush para que a empresa evite a entrada em falência.

A Boeing, que tem como principal clientes a United Airlines, deslizou 2,91%, enquanto a United Technologies, cuja unidade de Pratt & Whitney é o terceiro maior fabricante de motores a jacto, derrapou 2,13%.

A cadeia de retalho Wal-Mart cedeu 1,24%, devido a receios de que os consumidores gastarão menos este ano em compras na época natalícia.

O «American Depositary Receipt» (ADR) da Portugal Telecom (PT) terminou nos 6,68 dólares (6,72 euros), enquanto em Lisboa, a operadora fixou-se nos 6,81 euros. Cada ADR representa uma acção da PT [PTC].

O ADR da Electricidade de Portugal (EDP) fechou nos 16,90 dólares (17 euros), enquanto na Euronext Lisbon, a eléctrica encerrou nos 1,69 euros. Cada ADR representa 10 acções da EDP [EDP].

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio