Notícia
Abertura dos mercados: Olhos postos na Reserva Federal norte-americana
Os investidores vão estar esta quarta-feira de olhos postos na Reserva Federal dos Estados Unidos da América. Os preços do petróleo continuam a cair, pressionados pela decisão de política monetária norte-americana e pelos dados relativos às reservas nos Estados Unidos.
A Reserva Federal norte-americana (Fed) reúne-se na quarta-feira, 18 de Março. O resultado da discussão sobre o aumento da taxa de juro - que, segundo Janet Yellen, líder da Fed, passará a ser debatido em cada reunião - é aguardado com expectativa pelos investidores.
Os preços do petróleo continuam a cair nos mercados internacionais, estando a cotação do crude próximo do nível mais baixo em seis anos e a aproximar-se de "bear market" (mercado urso). A penalizar o comportamento da matéria-prima está a expectativa em relação à decisão sobre as taxas de juro nos Estados Unidos. Além disso, os investidores aguardam pelos dados relativos às reservas de crude na economia norte-americana. A expectativa do mercado é que as reservas tenham aumentado e agravado o excesso de oferta mundial.
Assim, o West Texas Intermediate recua 2,09% para 42,55 dólares por barril e o Brent do Mar do Norte, que serve de referência para as importações europeias, desce 0,93% para 53,01 dólares por barril.
"Todas as atenções estão voltadas para a Fed", afirmou à Bloomberg Ratch Sodsatit da Asset Plus Fund Management, em Banguecoque. "Todos sabem que as taxas nos Estados Unidos estão para subir por isso a grande questão [que leva à] incerteza é altura [em que isso vai acontecer] e como a economia vai tolerar um dólar mais forte. Os preços do petróleo vão estar neste nível durante algum tempo, o que deve beneficiar as economias emergentes e em especial a China. A baixa inflação vai permitir um maior alívio por parte das autoridades", acrescentou.
Por outro lado, as praças asiáticas estão a ser animadas esta quarta-feira pela especulação que a China pode fazer mais para impulsionar o crescimento económico. As praças japonesas encerraram em alta, com o Nikkei a somar 0,55% e o Topix avançou 0,76%.
No mercado cambial, o euro cede ligeiramente terreno face à divisa norte-americana. A moeda europeia cede 0,07% para 1,0590 dólares.