Notícia
Dados económicos impulsionam bolsas dos EUA
As principais bolsas dos Estados Unidos abriram em alta depois de ter sido divulgado, no final da semana passada, que a economia norte-americana cresceu mais do que o previsto no quarto trimestre.
Os principais índices norte-americanos abriram em alta esta segunda-feira, 28 de Março, impulsionados pelos dados que apontam para uma recuperação mais sólida da economia dos Estados Unidos no último trimestre do ano passado.
O índice industrial Dow Jones avança 0,22% para 17.553,6 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq ganha 0,26% para 4.785,71 pontos. Já o S&P500 valoriza 0,2% para 2.040,00 pontos, depois de três sessões consecutivas de perdas.
"O mercado está focado no ‘timing’ da próxima subida dos juros", explica Frances Hudson, estratega da Standard Life Investments, em declarações à Bloomberg. "Se a economia dos Estados Unidos está forte o suficiente para aumentar os juros no próximo mês, isso vai ser assumido como positivo".
Na passada sexta-feira – em que os mercados bolsistas estiveram encerrados devido à comemoração do feriado – foi revelado que, nos últimos três meses de 2015, a economia norte-americana cresceu a um ritmo mais acelerado do que era esperado, suportada pelo consumo das famílias.
O PIB cresceu 1,4% no período entre Outubro e Dezembro, valor que compara com a anterior estimativa de 1% do Departamento do Comércio.
Esta segunda-feira, o mesmo organismo revelou que os gastos dos consumidores aumentaram 0,1% em Fevereiro pelo terceiro mês consecutivo.