Notícia
Eventos à portuguesa levam TLC para o Brasil
Empresa de organização de eventos abriu filial para as oportunidades que irão surgir com o Mundial de futebol e os Jogos Olímpicos
No dia do casamento real, os trabalhadores da "Events by TLC" estavam colados aos monitores dos computadores e não era às escondidas. "Isto é um 'case study' para nós", explica logo Diogo Assis, "chairman" da empresa. "São os militares que organizam tudo. Nada foge ao planeado". A empresa, que organiza eventos, sobretudo de sociedades estrangeiras, mas tendo Portugal como cenário, nasceu em 2002 e neste momento está a apostar no Brasil.
"Há dois anos os clientes brasileiros, ingleses e americanos diziam-nos: o Brasil ganha o campeonato do Mundo de 2014 [de futebol] e as Olimpíadas de 2016. Vocês não vão olhar para essa oportunidade?", adianta Diogo Assis. "Fizemos um 'business plan' que demorou 18 meses. Levámos consultores, testámos com clientes e decidimos avançar", explica. "Estamos também a operar eventos no Brasil, com um escritório em São Paulo e com um escritório satélite no Rio de Janeiro. E constituímos uma empresa brasileira" diz o responsável.
A "Events by TLC" , que há pouco tempo fez um "rebranding" e alterou a sua marca - que era apenas TLC - exactamente para operar nos mercados internacionais, estima facturar 18 milhões de euros no Brasil em 2014.
"Quando se pensa no mercado brasileiro tem que se ter noção que é um país com dimensões de continente. Perspectivamos um crescimento relativamente rápido e acelerado", explica Diogo Assis.
Em Portugal, a empresa tem como estratégia captar eventos e realizá-los em Portugal. Diogo Assis recordou um evento que a empresa realizou, em Lisboa, na Praça das Flores: "a apresentação de um automóvel de uma marca alemã que trouxe concessionários de todo o mundo", afirma Diogo Assis, explicando que incluiu "cerca de 6 mil pessoas em Junho de 2008 e que fechou a Praça das Flores para um evento nocturno durante 22 dias, onde os clientes tinham contacto com o carro".
Diogo Assis conta com uma equipa de 14 pessoas em Portugal. "No Brasil já somos cinco", afirma o gestor que fundou a "Events by TLC" com o seu irmão Miguel. O "chairman" da sociedade diz que a empresa procura encontrar soluções criativas para os seus clientes, que estão sobretudo no mercado inglês e americano.
"O que é que nós fizemos? Uma plataforma tecnológica com base em vídeo. Aproximamos o produto do cliente em Inglaterra. Fazemos uma proposta para um evento e ele vê toda a sua proposta em ambiente virtual em vídeos de cada um dos espaços", explica Diogo Assis. A "Events by TLC" traz 11 a 12 mil pessoas por ano a eventos em Portugal, onde factura seis milhões de euros.
Perguntas a ...
Diogo Assis
"Chairman" da "Events by tlc"
"Temos medo de partilhar ideias e com isso perdemos oportunidades"
O facto de trazerem os eventos para Portugal é importante para o País?
Obviamente que é. Falamos de exportação. Entram divisas no País. Queremos ser embaixadores de Portugal e posicionar o País na concorrência com muitos outros destinos. Lisboa está muitas vezes em concorrência com Barcelona, com Praga, com Budapeste, com Paris e nós o que tentamos fazer é que o cliente sinta que tem em Lisboa uma melhor oportunidade e serviço.
É fácil trabalhar com as autoridades portuguesas?
Depende. Temos casos extraordinários, por exemplo da Câmara de Lisboa, na Praça das Flores [ver texto principal], e há casos menos bons, mas acho que temos bons casos de sucesso a trabalhar com as instituições públicas. O que sinto que faz falta é uma promoção consolidada do destino nos mercados internacionais e passar uma mensagem forte. A marca Portugal precisa de ser repensada. É uma marca, na minha opinião e na opinião de muita gente, com uma conotação negativa de um País triste, de um País do fado. De um País com problemas do ponto de vista financeiro... é uma marca a que precisávamos de dar alegria.
Estariam disponíveis para trabalhar com o Governo na divulgação da marca Portugal?
Trabalhamos com Portugal no que toca às feiras internacionais. Eles participam numa série de feiras com o expositor de Portugal e nós participamos. Estamos sempre disponíveis e a nossa batalha diária é captar eventos e trazê-los para cá, para se atingir melhores resultados. Temos medo de partilhar ideias e que os concorrentes as vão roubar. E com isso perdemos oportunidades muito grandes.
Ideias-chave
História de uma empresa que já mudou várias vezes de nome
1. Empresa criada em 2002
A "Events by TLC" começou por se chamar The Lisbon Consortium e depois evoluiu para "TLC Events in Portugal". A crescente internacionalização fez com que a empresa fizesse um novo "rebranding" recentemente.
2. Facturação de seis milhões
A empresa registou no decorrer de 2010 uma facturação de seis milhões de euros, sendo que no mercado brasileiro estima atingir 18 milhões de euros em 2014. Segundo Diogo Assis, há potencial também para subir o volume de negócios em Portugal.
3. Negócio
A "Events by TLC" especializou-se em trazer até Portugal eventos de grandes empresas internacionais. O objectivo central da firma é atrair esses clientes para o nosso país, usando até uma plataforma tecnológica que permite um visita virtual ao futuro evento organizado por esta empresa.
4. Eventos em que participou
A visita de Bill Gates a Portugal, na conferência que junta os executivos da Microsoft e os chefes de Estado todos da Europa, contou com a "Events by TLC" na parte da logística de todo esse evento.
Os MTV Europe Music Awards também, com uma presença na parte logística. A apresentação do novo Lexus LS 460 contou com concessionários de toda a Europa, num evento de quase duas mil pessoas em Portugal.
"Há dois anos os clientes brasileiros, ingleses e americanos diziam-nos: o Brasil ganha o campeonato do Mundo de 2014 [de futebol] e as Olimpíadas de 2016. Vocês não vão olhar para essa oportunidade?", adianta Diogo Assis. "Fizemos um 'business plan' que demorou 18 meses. Levámos consultores, testámos com clientes e decidimos avançar", explica. "Estamos também a operar eventos no Brasil, com um escritório em São Paulo e com um escritório satélite no Rio de Janeiro. E constituímos uma empresa brasileira" diz o responsável.
"Quando se pensa no mercado brasileiro tem que se ter noção que é um país com dimensões de continente. Perspectivamos um crescimento relativamente rápido e acelerado", explica Diogo Assis.
Em Portugal, a empresa tem como estratégia captar eventos e realizá-los em Portugal. Diogo Assis recordou um evento que a empresa realizou, em Lisboa, na Praça das Flores: "a apresentação de um automóvel de uma marca alemã que trouxe concessionários de todo o mundo", afirma Diogo Assis, explicando que incluiu "cerca de 6 mil pessoas em Junho de 2008 e que fechou a Praça das Flores para um evento nocturno durante 22 dias, onde os clientes tinham contacto com o carro".
Diogo Assis conta com uma equipa de 14 pessoas em Portugal. "No Brasil já somos cinco", afirma o gestor que fundou a "Events by TLC" com o seu irmão Miguel. O "chairman" da sociedade diz que a empresa procura encontrar soluções criativas para os seus clientes, que estão sobretudo no mercado inglês e americano.
"O que é que nós fizemos? Uma plataforma tecnológica com base em vídeo. Aproximamos o produto do cliente em Inglaterra. Fazemos uma proposta para um evento e ele vê toda a sua proposta em ambiente virtual em vídeos de cada um dos espaços", explica Diogo Assis. A "Events by TLC" traz 11 a 12 mil pessoas por ano a eventos em Portugal, onde factura seis milhões de euros.
Perguntas a ...
Diogo Assis
"Chairman" da "Events by tlc"
"Temos medo de partilhar ideias e com isso perdemos oportunidades"
O facto de trazerem os eventos para Portugal é importante para o País?
Obviamente que é. Falamos de exportação. Entram divisas no País. Queremos ser embaixadores de Portugal e posicionar o País na concorrência com muitos outros destinos. Lisboa está muitas vezes em concorrência com Barcelona, com Praga, com Budapeste, com Paris e nós o que tentamos fazer é que o cliente sinta que tem em Lisboa uma melhor oportunidade e serviço.
É fácil trabalhar com as autoridades portuguesas?
Depende. Temos casos extraordinários, por exemplo da Câmara de Lisboa, na Praça das Flores [ver texto principal], e há casos menos bons, mas acho que temos bons casos de sucesso a trabalhar com as instituições públicas. O que sinto que faz falta é uma promoção consolidada do destino nos mercados internacionais e passar uma mensagem forte. A marca Portugal precisa de ser repensada. É uma marca, na minha opinião e na opinião de muita gente, com uma conotação negativa de um País triste, de um País do fado. De um País com problemas do ponto de vista financeiro... é uma marca a que precisávamos de dar alegria.
Estariam disponíveis para trabalhar com o Governo na divulgação da marca Portugal?
Trabalhamos com Portugal no que toca às feiras internacionais. Eles participam numa série de feiras com o expositor de Portugal e nós participamos. Estamos sempre disponíveis e a nossa batalha diária é captar eventos e trazê-los para cá, para se atingir melhores resultados. Temos medo de partilhar ideias e que os concorrentes as vão roubar. E com isso perdemos oportunidades muito grandes.
Ideias-chave
História de uma empresa que já mudou várias vezes de nome
1. Empresa criada em 2002
A "Events by TLC" começou por se chamar The Lisbon Consortium e depois evoluiu para "TLC Events in Portugal". A crescente internacionalização fez com que a empresa fizesse um novo "rebranding" recentemente.
2. Facturação de seis milhões
A empresa registou no decorrer de 2010 uma facturação de seis milhões de euros, sendo que no mercado brasileiro estima atingir 18 milhões de euros em 2014. Segundo Diogo Assis, há potencial também para subir o volume de negócios em Portugal.
3. Negócio
A "Events by TLC" especializou-se em trazer até Portugal eventos de grandes empresas internacionais. O objectivo central da firma é atrair esses clientes para o nosso país, usando até uma plataforma tecnológica que permite um visita virtual ao futuro evento organizado por esta empresa.
4. Eventos em que participou
A visita de Bill Gates a Portugal, na conferência que junta os executivos da Microsoft e os chefes de Estado todos da Europa, contou com a "Events by TLC" na parte da logística de todo esse evento.
Os MTV Europe Music Awards também, com uma presença na parte logística. A apresentação do novo Lexus LS 460 contou com concessionários de toda a Europa, num evento de quase duas mil pessoas em Portugal.