Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Alma portuguesa no coração de Paris

No Lusitanos Saint-Maur pode dizer-se bom dia e não faltam bifanas e pastéis de nata

Record 01 de Abril de 2024 às 07:44
No programa ‘Europa Viva’ vai perceber de forma simples e descomplicada como funciona o Parlamento Europeu e todas as instituições europeias! Vai ver de que forma os jogadores de futebol portugueses, que jogam por toda a União Europeia, sentem na pele o lado bom da Europa. No programa ‘Europa Viva’ vamos também dar voz aos jovens, especialmente os que votam pela primeira vez, sobre o que pensam e querem da Europa, em conferências por todo o país, incluindo Açores e Madeira. Não perca, aos domingos às 11h30 na CMTV e em todas as plataformas de Record, Correio da Manhã, Negócios e Sábado.

Já imaginou chegar a um país estrangeiro cujo idioma não é o nosso e poder falar em português? Foi isso que nos aconteceu em Paris, quando visitámos o Lusitanos Saint-Maur e trocámos o ‘bonjour’ pelo ‘bom dia’. Um modesto clube num pacato bairro nos arredores da capital francesa. Aqui é possível sentir um pouco de Portugal em cada esquina, seja no café com cerveja portuguesa ou naquele bom dia que se escuta ao longe. E claro, à boa maneira portuguesa… fomos à bola.

Fundado em 1966 por portugueses que moravam em Saint-Maur-des-Fossés, o Lusitanos milita atualmente no Championnat National 3, a 5ª divisão francesa. Num dia chuvoso, contámos com a companhia de Tiago Castro, médio de 28 anos que ficou impedido de ir a jogo devido a castigo e nos recebeu como se estivéssemos em casa. "Quem é daqui e está por cá conhece perfeitamente o clube e isto é um pouquinho de Portugal em França", revelou o médio português.

Nem a chuva afastou os adeptos da bancada e, por lá, até os impropérios soavam em bom português. E como não podia deixar de ser, onde há portugueses… há comida, daí que no bar do senhor Cide não faltem bifanas e pastéis de nata. "A malta emigra para ter uma vida melhor e o Lusitanos faz com que o pessoal, ao fim de semana ao vir ver os jogos, volte a sentir um pouco o que é de Portugal e o cheiro da nossa terra", confessou o centrocampista.

No campo as coisas não corriam bem e o Lusitanos acabou mesmo por perder 5-1. A verdade é que, neste dia, o jogo passou mesmo para segundo plano. A chuva, o resultado que não ajudou, o cheirinho das bifanas a chegar-nos ao nariz e os pastéis de nata a sorrirem para nós fizeram com que nos rendêssemos. Não resistimos e tivemos mesmo de ir ter com o senhor Cide para provar a famosa iguaria portuguesa que, semana após semana, vai fazendo as delícias dos muitos portugueses que acompanham o Lusitanos de Saint-Maur e não só.

Regras do jogo são diferentes

Costuma-se dizer que a linguagem do futebol é universal, mas as regras do jogo nem sempre são iguais, como o podemos comprovar. Na 5ª divisão francesa, na qual alinha o Lusitanos Saint-Maur, há pelos menos dois pontos do regulamento que diferem dos campeonatos em Portugal e que chamaram a nossa atenção. Cada equipa pode ter apenas cinco suplentes em cada jogo e, mais curioso ainda, se um jogador vir três cartões amarelos terá de cumprir um jogo de castigo. Daí que Tiago Castro nos tenha feito companhia. É caso para dizer, azar o dele e do treinador, sorte a nossa.

Nem a distância trava a paixão

Estávamos a degustar as saborosas bifanas e os deliciosos pastéis de nata – não se ficam atrás do que temos à disposição no nosso canto à beira mar plantado –, quando fomos surpreendidos com uma daquelas histórias de verdadeiro amor ao clube. É que o Lusitanos tem uma fã bastante especial e que faz mais de 400 quilómetros, desde a Bretanha até Paris, sempre que a equipa joga em casa. Por lá, há quem diga que toda esta paixão e esforço se devem às iguarias portuguesas, mas a Cherlène Boquet garante que não.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio