Notícia
Governo anuncia fundo de 100 milhões de euros para investir em startups "deep tech"
No palco principal da Web Summit, o ministro da Economia avançou que o fundo será participado a 50% por capitais públicos e os outros 50% virão do setor privado.
O ministro da Economia anunciou um novo fundo de 100 milhões de euros, a ser lançado no primeiro trimestre de 2025.
O financiamento servirá para investir em startups da área "deep tech", ou seja, que desenvolvam produtos e soluções baseados em avanços científicos e tecnológicos profundos, geralmente nas áreas de inteligência artificial, biotecnologia, robótica, blockchain, ciência de materiais, física quântica, entre outras.
Este fundo será participado em 50% com dinheiro público e os outros 50% virão de capitais privados, sendo que esses investidores ainda se poderão candidatar a outros financiamentos do Estado, assegurou Pedro Reis.
Para além disso, o Governo ainda vai disponibilizar 10 milhões em vales para startups das áres "deep tech" e da sustentabilidade, anunciou o Ministro.
Pedro Reis subiu ao palco principal da Web Summit ao início da tarde do último dia do evento. O governante recordou alguns desafios globais que a sociedade enfrenta, lembrando o papel de Portugal em áreas como a das energias renováveis.
"Todos nós temos de fazer um profundo reajustamento das prioridades, agendas e valores globais", sublinhou. "É uma grande responsabilidade, mas é possível".
Notícia atualizada