Notícia
Viagens turísticas dos portugueses aumentaram no primeiro trimestre
As deslocações para "visita a familiares e amigos" representam quase metade das viagens realizadas, no primeiro trimestre, pelos residentes em Portugal. Mas foram as viagens de "lazer, recreio ou férias" que registaram a maior subida.
No primeiro trimestre do ano, as viagens turísticas dos residentes em Portugal aumentaram 4,1%, face ao período homólogo, para um total de 3,7 milhões, revelou esta quarta-feira, 29 de Julho, o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Esta subida é, em grande parte, explicada pelo aumento registado nas viagens de lazer, recreio ou férias, que representam 35% do total de viagens (mais 10,2 pontos percentuais face ao primeiro trimestre de 2014). Ainda assim, foram as deslocações para "visita a familiares ou amigos" que concentraram o maior número de viagens: 47,6%.
O número de viagens turísticas dos residentes para o estrangeiro aumentou em 31,4%, enquanto as viagens domésticas subiram 1,6%. O INE destaca ainda que nos primeiros três meses do ano registou-se um "acréscimo significativo" no número de viagens de avião: +51,6%.