Notícia
Santorini admite limitar entrada de turistas de cruzeiros
As autoridades da ilha grega, que no ano passado recebeu 636 navios de cruzeiro, tencionam limitar o número máximo de passageiros de cruzeiro a oito mil por dia na época alta.
As autoridades da ilha grega de Santorini estão a introduzir um sistema para a gestão do fluxo de cruzeiros para este destino, o qual vai impor um número máximo de oito mil passageiros por dia.
De acordo com o jornal grego Kathimerini,que cita dados da Hellenic Port Association, em 2015 Santorini recebeu 636 navios de cruzeiro, sendo o número de passageiros que chegou à ilha de 790 mil.
Um estudo encomendado pelas autoridades locais concluiu que a comunidade está consciente das pressões social, económica e ambiental criadas pela sobrelotação de passageiros de cruzeiros, em particular devido a uma distribuição desigual do tráfego.
De acordo com o jornal, na época alta de Maio a Outubro são registadas cerca de 90% das chegadas do ano a Santorini. Numa base diária, a ilha recebeu uma média de 3,6 navios de cruzeiro, com 4.000 passageiros, também em média, a desembarcarem. No entanto, nalguns dias Santorini recebeu mais de 10.000 passageiros e nos outros o tráfego foi perto de zero.
Segundo a publicação, o sistema de racionamento dos passageiros de cruzeiro na ilha tem dois objectivos: primeiro visa garantir que este destino não recebe mais passageiros do que aqueles que pode servir com eficiência e qualidade; e, segundo, assegurar uma distribuição de tráfego ao longo de toda a semana para evitar dias com um número excessivo de chegadas.