Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Sempre que vou à Figueira reencontro as minhas recordações"

Primeiro, os amigos. Depois, as memórias. E, só em terceiro lugar, as praias. António Reffóios, líder executivo da Nestlé Portugal, está a formar a quinta geração de veraneantes na Figueira.

"Sempre que vou à Figueira reencontro as minhas recordações"
31 de Julho de 2012 às 11:00
  • 1
  • ...
Há terras onde se nasce, e há outras que se adopta para a vida. António Reffóios, presidente-executivo da Nestlé Portugal é de uma família "originária das Beiras". "As pessoas dessa região", conta, "tal como também no Alto Alentejo e mesmo na Estremadura espanhola, iam muito para a Figueira para se refrescarem". "Não sou natural da Figueira da Foz, mas tenho uma relação" com a cidade "muito enraizada na família", reconhece. Ao ponto dos filhos de António Reffóios serem "a quinta geração" da família a passar férias naquela região.

É aos tempos de adolescência que António Reffóios vai buscar as recordações mais felizes que tem da Figueira, época em que a cidade "representava a liberdade total", "não havia horas para nada, nem para chegar a casa". "A Figueira era divertidíssima!" relembra. "Ao final das noites de Verão (não de manhã, como acontece hoje...) lembro-me com saudade de ir comer um bife ao Velho Nicola ou uma omelete à ‘Augustinha’, velhos ícones da restauração figueirense infelizmente desaparecidos". O gestor recorda ainda "com saudade" as partidas no Clube de Ténis da Figueira da Foz e das matinés do Casino.

Hoje, "o que mais me cativa é aquele mar agitado, aquelas praias e as referências que tenho dos locais. Eu preciso de referências", assume - "sempre que chego lá tenho um reencontro com as minhas recordações". "Em primeiro os amigos, em segundo as memórias e em terceiro a praia" – é esta a lista do que mais cativa António Reffóios na Figueira. "Estas semanas de férias permitem que a família esteja junta por muito tempo, passamos quase todo o dia juntos. Desfruto muito da companhia dos meus filhos".

"O melhor da Figueira é o Verão", e no Verão o "mês de Julho é o melhor para a praia". "Em especial a da Murtinheira, que é fantástica!". Em Agosto, além da companhia dos amigos, o CEO da Nestlé e a família não perdem as corridas de toiros, "habitualmente com um bom cartaz".

Figueira da Foz é sinónimo de liberdade, também sobre outro aspecto: um "factor importante que me faz apreciar as férias na Figueira é o facto de não precisar de me deslocar de automóvel. Ando a pé e de bicicleta", assegura o gestor da companhia alimentar, que passa entre duas a três semanas de Agosto e alguns fins-de-semana de Inverno na região. Sem a Figueira, seria na costa alentejana que António Reffóios iria passar férias.

Por fim, há a gastronomia local, qualificada de "excelente". Um "rodovalho escalado, uma raia de pitau, umas sardinhas assadas magníficas" - "há vários locais na Figueira onde se come belíssimo peixe". "Se a estas iguarias juntarmos a companhia da família e amigos, então é caso para dizer que a Figueira é perfeita!".

Ver comentários
Saber mais Viagens na minha terra Figueira da Foz António Reffóios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio