Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Luís Veiga: Privatização da TAP é um "dossiê difícil" para o sector do turismo

O presidente da Associação da Hotelaria de Portugal volta a apontar o dedo ao actual Governo, que acusa de desregular o sector. A questão do alojamento local volta a ser colocada em cima da mesa.

Bruno Simão
26 de Outubro de 2015 às 10:21
  • 2
  • ...

O processo de privatização da TAP e a possibilidade de greves na companhia aérea são "dossiês difíceis" para o sector do turismo. A posição foi defendida por Luís Veiga, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

O consórcio Atlantic Gateway, liderado por David Neeleman e Humberto Pedrosa, foi o vencedor do processo de alienação de 61% do capital da companhia aérea portuguesa. A decisão foi anunciada em Junho e o processo encontra-se agora numa etapa final.

Durante a abertura da 27ª edição do Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, a decorrer em Évora, o responsável apresentou uma lista de temas para os quais o sector olha com preocupação e para os quais procura soluções.

Fiscalidade directa e indirecta, existência em duplicado de agências e associações de promoção em cada região turística, IVA na restauração e os custos das SCUT foram alguns dos exemplos dados por Luís Veiga, para além do futuro da TAP.

O presidente da AHP voltou a apontar o dedo à actuação política, considerando que esta "pode ser desreguladora". Um dos exemplos é a liberalização levada a cabo pelo actual Governo no que respeita ao alojamento local.

Luís Veiga acredita que essa liberalização pode "condicionar a estabilidade" de alguns destinos, como Lisboa. "Temos 1.360 estabelecimentos hoteleiros e 20 mil estabelecimentos de alojamento local", exemplificou.

"A política, infelizmente, tem sido responsável por alguma ineficiência" do próprio turismo, defendeu ainda em Évora. Já em entrevista ao Negócios, publicada esta segunda-feira, 26 de Outubro, Luís Veiga tinha afirmado que o Governo tinha ido "longe demais" na liberalização do sector.

Nessa mesma conversa, o responsável defendeu a necessidade de uma maior articulação das áreas do Turismo e Transportes na estrutura do próximo Governo. A intenção foi repetida no discurso em Évora.

Ver comentários
Saber mais TAP Luís Veiga Associação da Hotelaria de Portugal David Neeleman Humberto Pedrosa consórcio Atlantic Gateway TAP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio