Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Evento da Mercedes no Algarve e manutenção da refinaria da Galp ajudam turismo em Abril

Os dados sobre a actividade turística de Abril mostram um aumento das dormidas em estabelecimentos hoteleiros tanto de residentes como não residentes. “Global Training” da Mercedes e obras de manutenção do porto de Sines determinantes para crescimento significativo.

Correio da Manhã
18 de Junho de 2014 às 12:16
  • 1
  • ...

Os dados revelados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram uma melhoria expressiva da actividade turística em Abril, tanto em termos homólogos como quando comparada com o mês anterior. O evento da Mercedes na Herdade dos Salgados, designado de "Global Training", e as obras de manutenção no porto de Sines contribuíram, de forma determinante, para o enorme aumento homólogo de dormidas registadas no Algarve e no Alentejo, respectivamente.

 

Em termos regionais foi o Algarve (34%), o Alentejo (44,9%) e o Norte do país (27,8%) que beneficiaram dos maiores aumentos de dormidas em Abril de 2014, contra o mesmo mês do ano anterior. A região do Algarve acabou por ser a mais procurada com 26,9% das dormidas, para o que contribuiu não apenas a época pascal mas também o evento da Mercedes que decorreu durante o mês de Abril na zona de Albufeira.

 

O "Global Training" realizado na Herdade dos Salgados exigiu um investimento, por parte da marca alemã, de 10 milhões de euros, no qual participaram 15 mil pessoas o que representou um conjunto de 40 mil dormidas.

 

Já para o crescimento das dormidas registadas no Alentejo contribuíram, de forma significativa, ao inverso do sucedido em Março com as exportações nacionais, as reparações no âmbito da manutenção do porto de Sines, uma vez que obrigaram à participação de vários trabalhadores não residentes no processo.

 

A interrupção da laboração da refinaria da Galp no porto de Sines, que no primeiro trimestre afectou de forma negativa a balança comercial portuguesa, levando mesmo a uma quebra do PIB no mesmo período de 0,7%, acabou por ter um impacto positivo naquela região na medida em que garantiu que um número considerável de não residentes ficasse hospedado em estabelecimentos hoteleiros localizados no Alentejo.

  

Páscoa em Abril garante maior ocupação de unidades hoteleiras

 

O INE revela que os estabelecimentos hoteleiros registaram, em Abril, um total de 3,9 milhões de dormidas, o que representa um crescimento homólogo de 25,4%, que por sua vez compara com uma evolução homóloga negativa de 0,8% verificada em Março.

 

Para esta subida contribuíram os crescimentos homólogos registados nas dormidas de residentes (36,9%) e não residentes (21,3%). O INE revela que de entre os mercados emissores de turistas se destacam o espanhol, o irlandês e o brasileiro.

 

Também os proveitos registaram um comportamento positivo, com um crescimento em termos homólogos de 20,2%. Em Março deste ano os proveitos totais foram de apenas 2,9%.

 

O INE avança com algumas explicações para estes dados. O facto de a Páscoa ter sido comemorada em Abril, quando em 2013 tinha sido em Março, e a proximidade entre o período da Quaresma e o feriado do 25 de Abril, permitiram favorecer o aproveitamento de férias a muitos portugueses.

 

O INE destaca ainda as novas rotas aéreas e a realização de vários eventos e programas turísticos como factores que contribuíram para o comportamento positivo do turismo nacional em Abril. 

 

Vizinhos espanhóis ajudam ao aumento de dormidas

 

De entre os principais emissores de turistas para Portugal destaca-se Espanha que, em Abril de 2014 e face ao mesmo período do ano passado, com um aumento nas dormidas de 123,7%, quase duplicou a representatividade no mercado turístico nacional de 6,9% em Abril de 2013 para 12,8% em Abril deste ano.

 

O Brasil (48,5%), a Irlanda (24,6%) e o Reino Unido (16,2%) também registaram um destacado crescimento homólogo em Abril de 2014.

 

(Notícia actualizada com mais informação e alteração do título)

Ver comentários
Saber mais INE Sines dormidas turismo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio