Notícia
Chineses são os que mais gastam e fazem crescer o turismo
A China já é o maior emissor de turistas do mundo e Portugal não foge a esta tendência. Segundo o DN/Dinheiro Vivo desta segunda-feira, 17 de Abril, a dimensão do fenómeno já trouxe mesmo a polícia chinesa à Europa.
O sector do turismo está a crescer há sete anos consecutivos com a ajuda dos chineses, que totalizaram os 135,1 milhões em 2016, um novo recorde. O DN/Dinheiro Vivo conta mesmo que a polícia chinesa começou a destacar elementos para o velho continente, com o objectivo de apoiar estes turistas.
Os turistas chineses são também os que mais gastam quando vão para fora: no ano passado despenderam 246 mil milhões de euros nas suas viagens. E Portugal tem vindo a captar turistas chineses cada vez em maior número, mas com uma margem de crescimento ainda grande. Esta segunda-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revela os números da actividade turística de Fevereiro.
O turismo mundial movimentou, no ano passado, 1.235 milhões de pessoas e já cresce há sete anos consecutivos, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). Este aumento iguala apenas uma série registada na década de 60 quando as operações aéreas se tornaram mais regulares.
As razões agora são outras, com o impulso dos turistas asiáticos, a que se seguem os norte-americanos, ingleses e italianos.
A Europa continua a ser quem mais recebe. E a OMT estima que a indústria tenha gerado receitas de cerca de 1,2 mil milhões de euros.
Os chineses compram bens de luxo e ficam mais tempo nos locais do que outros turistas.