Notícia
Secretária de Estado defende redução de custos de contexto no turismo
Ana Mendes Godinho, nova secretária de Estado do Turismo, quer diminuir os encargos que pesam sobre o sector. A garantia é de que o Governo socialista acompanhará as empresas, mas respeitará a sua autonomia.
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, defendeu a necessidade de "eliminar os custos de contexto que diariamente as empresas [do sector] se confrontam e enfrentam".
No seu primeiro acto público como governante, no 41º Congresso da APAVT a decorrer no Algarve, Ana Mendes Godinho reconheceu que este é um "sector dinâmico, resiliente, na sua maioria pequenas e médias empresas com dificuldades financeiras conhecidas".
Daí que seja necessário criar condições para promover o investimento e encontrar novas soluções. A responsável assegura que não se limitará a anunciar anos recorde. "O turismo é muito mais do que isto", referiu.
A estratégia passa por integrar as vertentes da cultura, ambiente, transportes e requalificação urbana na estratégia de promoção do destino Portugal. E acrescentou: ""Não podemos ficar à espera que o turismo ande por si".
A intenção socialista de aumentar o rendimento disponível dos portugueses também poderá representar uma alavanca para o sector, perspectivou. A isto se junta a proposta de redução do IVA na restauração dos 23% para os 13%.
Ana Mendes Godinho defendeu ainda que é preciso "acelerar a execução dos fundos comunitários", revelando que até ao momento apenas um projecto turístico recebeu o apoio comunitário no âmbito do Portugal 2020.
A nova secretária de Estado do Turismo mostrou-se disponível para colaborar sempre com o sector, mas não descartou a autonomia das empresas nesse processo de lançar Portugal a nível turístico. "É essencial que o Estado saia de cena quando não é necessário e deixe as empresas dedicarem-se ao ‘core’ da sua actividade", posicionou. Mas deixa o compromisso: "Aceitem a minha colaboração activa para encontrarmos sempre soluções de futuro. É por sermos capazes de trabalhar em conjunto, empresas e Estado, que Portugal atingiu patamares de excelência no turismo".
Ana Mendes Godinho diz querer dedicar "especial atenção" ao Algarve, com medidas activas de combate à sazonalidade.
A nova responsável da pasta do Turismo é licenciada em Direito e conta com formação na área do Direito do Trabalho. Foi chefe de gabinete de Bernardo Trindade quando este era secretário de Estado do Turismo, entre 2005 e 2009.
Ana Mendes Godinho assumiu a vice-presidência do Turismo de Portugal entre 2010 e 2011. Mais recentemente, a jurista exercia funções na Autoridade para as Condições de Trabalho.