Notícia
Uber paga 25 milhões para fechar processos judiciais nos EUA
Em causa está o nome escolhido para uma taxa, cobrada pela aplicação, que permite solicitar um serviço de transporte privado. A Uber vai manter a taxa que originou os processos, mudando-lhe a designação.
A tecnológica Uber, que criou um sistema de transporte privado urbano, aceitou pagar 28,5 mil milhões de dólares (cerca de 25,3 milhões de euros) para fechar um caso judicial nos Estados Unidos e decidiu ainda alterar a estratégia de marketing.
Em causa está a chamada "taxa de viagens segura" que motivou duas acções judiciais colectivas.
A "taxa de viagem segura" foi introduzida em Abril de 2014 e justificada como um fundo para melhorar as condições de segurança nas viagens. A Uber classificou as suas práticas como "líderes na indústria" mas agora vê-se obrigada a voltar a trás no nome desta taxa.
A acusação alega que as práticas da Uber ficam aquém da liderança no sector já que esta não utiliza uma tecnologia para obter as impressões digitais dos condutores, tal como já acontece com algumas empresas de táxi.
A Uber decidiu manter a taxa de um dólar mas vai mudar-lhe o nome para "taxa de reserva", destinando parte ao desenvolvimento de medidas de segurança, noticia o The Wall Street Journal citando a empresa.
Em França, no passado mês de Janeiro, a Uber foi condenada a pagar 1,2 milhões de euros à central sindical dos taxistas daquele país.