Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Transtejo adjudica estações de carregamento para a nova frota elétrica

A empreitada de construção e fornecimento das estações de carregamento para os novos navios 100% elétricos da Transtejo foi adjudicada por 14,4 milhões de euros.

19 de Setembro de 2022 às 18:59
  • 2
  • ...

A Transtejo anunciou esta segunda-feira ter adjudicado ao agrupamento CME – Construção e Manutenção Eletromecânica/Sociedade de Empreitadas e Trabalhos Hidráulicos a empreitada de conceção/construção e fornecimento de estações de carregamento da nova frota de navios elétricos pelo valor de 14,4 milhões de euros.


Em comunicado, a empresa explica que este fornecimento visa dotar os terminais fluviais do Cais do Sodré, Cacilhas, Seixal e Montijo de estações de carregamento de energia de terra para a nova frota de navios elétricos da Transtejo.


"Este projeto afirma-se como um importante investimento no âmbito do Plano de Renovação da Frota da Transtejo, o qual inclui a aquisição de 10 novos navios elétricos, a aquisição e construção dos postos de carregamento e a respetiva manutenção", o qual permitirá à Transtejo "transformar a sua operação numa referência do serviço público de transporte de passageiros e contribuir para uma descarbonização efetiva da atividade fluvial".


Os estaleiros espanhóis Gondán venceram o concurso para fornecer os 10 novos navios, estando prevista ainda para este ano a entrega do primeiro.


Em 2019, o Governo autorizou a despesa relativa à renovação da frota da Transtejo até ao montante global de 57 milhões de euros para investimento e de 32,946 milhões de euros para manutenção, no período de 2020 a 2035, mas dois anos depois os valores foram atualizados, passando para 62 milhões de euros.

 

Ver comentários
Saber mais Transtejo navios transportes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio