Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sines é o 14.º maior porto de contentores europeu

Ranking da Theo Notteboom mantém o porto alentejano no "top 15" europeu, tendo sido dos que menos contentores perdeu na União Europeia na primeira metade deste ano, que foi de retração da atividade.

Luís Guerreiro
30 de Agosto de 2023 às 16:49
  • ...

O porto de Sines consolidou, na primeira metade deste ano, a posição de 14.º maior porto de contentores europeu, mantendo-se no "top 15" dos maiores da União Europeia.

De acordo com a Theo Notteboom, o porto português movimentou 1,66 milhões de TEU (unidade equivalente a um contentor) nos primeiros seis meses deste ano, recuando 4% face ao período homólogo. Ainda assim, Sines foi um dos que menos contentores perdeu na Europa.

De acordo com uma nota divulgada pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), na atual conjuntura de retração no setor, apenas dois portos europeus registaram índices de crescimento: Pireu e Gioia Tauro.

O porto de Roterdão, por seu lado, perdeu 8,1% no primeiro semestre deste ano, em termos homólogos, enquanto Antuérpia-Bruges caiu 5,2% e Hamburgo 11,7%.

Os portos alemães foram dos mais penalizados neste primeiro semestre, tendo Bremerhaven, o 7.º no ranking, registado um recuo de 15%.


Em Espanha os resultados também revelam quedas. Algeciras obteve a melhor prestação e manteve volumes quase semelhantes aos de 2022, caindo apenas 0,5%, mas Valência perdeu 10,8% e Barcelona desceu 10,9%.


Em França os portos registaram ainda maiores perdas no volume de carga, com o Haropa Port (Le Havre, Rouen e Paris) a descer uma posição em consequência do recuo de 15,8% e Marselha a cair também 15%.


A APS refere ainda na mesma nota que "decorrem a bom ritmo as obras de expansão do terminal de contentores do porto de Sines, terminal XXI, que dotarão a infraestrutura de uma capacidade total de 4,1 milhões de TEU".

Ver comentários
Saber mais APS porto de Sines Theo Notteboom transportes contentores
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio